sábado, 8 de junho de 2024

Boeing Conclui Entregas do Primeiro Lote do F-15EX e Garante Cronograma

A Boeing entregou oficialmente o primeiro caça F-15EX operacional à Guarda Aérea Nacional dos EUA, marcando um importante avanço no programa. A expectativa é que um segundo caça operacional seja entregue nas próximas semanas, evitando uma possível violação do cronograma.

O primeiro F-15EX operacional pousou em Portland na última quarta-feira (5), onde será operado pela 142ª Ala da Guarda Aérea Nacional de Oregon. Este novo caça substituirá os antigos modelos F-15C/D, que estão sendo aposentados pela Força Aérea dos EUA.

Embora o programa tenha enfrentado cerca de um ano de atrasos devido a problemas de produção, a Força Aérea afirmou que o cronograma não estava em risco, desde que a Boeing entregasse as seis aeronaves restantes até o final deste mês. Este lote, conhecido como Lote 1B, inclui quatro aeronaves de teste e dois caças operacionais, EX7 e EX8. O EX8, que chegou na quarta-feira (5), será seguido pelo EX7 em breve, conforme informou um porta-voz da Boeing.

Nas redes sociais, a Boeing divulgou imagens dos dois caças recebendo os “retoques finais”. Os caças foram fabricados nas instalações da Boeing em St. Louis, Missouri.

Conhecido como Eagle II, o F-15EX é uma versão modernizada do F-15, incorporando atualizações como um novo conjunto de guerra eletrônica. O custo inicial das aeronaves do primeiro lote foi de cerca de US$ 80,5 milhões, mas esse valor deve subir para aproximadamente US$ 90 milhões para o próximo lote, segundo o Breaking Defense.

O F-15EX é uma aeronave biposto, operável por um único piloto, equipada com controles de voo fly-by-wire, displays digitais na cabine e sistemas aviônicos avançados. Entre as inovações, destaca-se o Eagle Passive/Active Warning and Survivability System (EPAWSS), um sistema de guerra eletrônica que também será incorporado aos modelos F-15E Strike Eagle.

O coronel Sean Dorey, gerente do programa F-15EX, ressaltou a importância deste desenvolvimento: “Com sua grande capacidade de armamento, backbone digital e arquitetura aberta, o F-15EX será um elemento-chave de nossa frota de caças táticos e complementará os ativos de 5ª geração. Além disso, é capaz de transportar armas hipersônicas, o que lhe confere um papel de nicho em futuros conflitos.”

As prioridades orçamentárias também influenciaram o tamanho da frota do Eagle II. Inicialmente planejando adquirir 144 unidades, a Força Aérea reduziu a compra para 98. No entanto, alguns legisladores estão pressionando para aumentar esse número, com a Câmara dos Representantes dos EUA recentemente aprovando um financiamento adicional na Lei de Autorização de Defesa Nacional fiscal de 2025. 

As entregas dos lotes 2 e 3 estão previstas para os anos fiscais de 2024 e 2025, respectivamente, sendo destinadas a Kingsley Field e às bases da Guarda Aérea Nacional de Portland, ambas localizadas no Oregon. A 173ª Ala em Kingsley Field, atualmente responsável pelo treinamento do F-15C/D, assumirá a mesma função para o F-15EX. A 142ª Ala em Portland é a primeira unidade operacional a operar a aeronave.

Com a incerteza sobre as compras domésticas, a Boeing está buscando expandir as vendas do F-15EX internacionalmente, com países como a Indonésia já demonstrando interesse.

Manter o programa F-15EX no cronograma é crucial para a Boeing, que tem enfrentado desafios tanto no setor de defesa quanto no comercial. A produção do F-15 e do F/A-18 esteve recentemente sob ameaça devido ao possível fechamento de uma fábrica da GKN Aerospace, fornecedora da Boeing. No entanto, um acordo alcançado em abril garantiu que a instalação continue operando sob propriedade da Boeing.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Breaking Defense e USAF

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