segunda-feira, 3 de junho de 2024

Bayraktar TB3 Realiza Primeira Decolagem com Skyjump em Plataforma Terrestre Simulando o TCG ANADOLU

O protótipo do Bayraktar TB3 deu mais um passo significativo em sua trajetória de desenvolvimento, completando com sucesso seu primeiro voo a partir de uma plataforma de teste terrestre que simula o Skijump do TCG Anadolu (L-400).

O Bayraktar TB3 decolou pela primeira vez com auxílio de uma skijump durante um teste realizado no Centro de Treinamento e Teste de Voo Baykar, localizado no distrito de Keşan, em Edirne. A pista de testes foi construída com as mesmas especificações do convoo do TCG Anadolu, incluindo uma rampa de 12 graus de inclinação, para garantir a precisão nos testes de decolagem.

Durante o teste, o Bayraktar TB3 completou quatro decolagens com sucesso, marcando o início da fase prévia ao embarque no navio. Este feito destaca a capacidade da aeronave remotamente pilotada (ARP) de operar em condições similares às encontradas a bordo de navios.

O Bayraktar TB3 já havia passado por rigorosos testes de desempenho e sistema em várias altitudes no Centro de Treinamento e Teste de Voo Akinci, em Çorlu, Tekirdağ. Em 22 de maio de 2024, a ARP foi transferida com sucesso de Çorlu para Keşan, onde continuará seus testes em uma pista especialmente preparada.

Até o momento, o Bayraktar TB3 acumulou um total de 395 horas e 43 minutos de voo. Durante um teste realizado em 20 de dezembro de 2023, o TB3 permaneceu no ar por 32 horas, cobrindo uma distância de 5.700 km, demonstrando sua impressionante autonomia e alcance.

Em 26 de março de 2024, o Bayraktar TB3 realizou seu primeiro voo equipado com o ASELFLIR-500, um sistema eletro-óptico de reconhecimento, vigilância e direcionamento desenvolvido pela Aselsan. A integração bem-sucedida deste sistema, que apresenta o mais alto desempenho em sua categoria, reforça as capacidades de vigilância e ataque do TB3.

O Bayraktar TB3 se destaca por ser o primeiro sistema aéreo remotamente pilotado (SARP) armado do mundo capaz de decolar e pousar em navios de pista curta, como o TCG ANADOLU, graças à sua estrutura de asa dobrável. Selçuk Bayraktar, presidente do conselho e CEO da Baykar, anunciou que os testes a bordo do TCG ANADOLU estão programados para o segundo semestre de 2024.

As capacidades avançadas do Bayraktar TB3 representam uma inovação significativa para veículos aéreos não tripulados dessa classe. Com a capacidade de comunicação além da linha de visão (SATCOM), o Bayraktar TB3 pode ser controlado a grandes distâncias, permitindo operações de reconhecimento, vigilância, inteligência e ataque com munições inteligentes de longo alcance.

Essa tecnologia promete ter um impacto multiplicador no poder de dissuasão da Türkiye, ampliando suas capacidades militares e estratégicas. A integração do Bayraktar TB3 no TCG Anadolu não apenas aumenta a eficiência operacional do navio, mas também reforça a posição da Türkiye como um líder inovador na aviação naval.

Com esses avanços, o Bayraktar TB3 está prestes a redefinir os padrões de operações de veículos aéreos não tripulados em ambientes marítimos, consolidando seu papel como um ativo vital para as forças armadas turcas, despontando como uma solução interessante para diversas marinhas, dentre elas a Marinha do Brasil.


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