terça-feira, 9 de setembro de 2025

Brasil se torna o primeiro país da América do Sul a integrar o programa Javelin

O Brasil entrou oficialmente no grupo de operadores do Javelin, sistema anticarro desenvolvido pela Javelin Joint Venture (JJV), parceria entre a Raytheon e a Lockheed Martin, após a assinatura de um contrato de produção pelo Exército dos Estados Unidos para o ano fiscal de 2025. O acordo, no valor total de até US$ 900,5 milhões, inclui também a Tunísia, marcando a estreia do sistema na América do Sul e no Norte da África.

O contrato faz parte de um modelo de entrega e quantidade indefinidas (IDIQ), iniciado em maio de 2023, e reforça a capacidade da JJV de atender à crescente demanda global pelo Javelin. Para isso, a JJV implementou novas ferramentas e equipamentos de teste em suas linhas de produção, garantindo maior eficiência e rapidez na fabricação dos mísseis e unidades de lançamento.

Segundo Brian Burton, vice-presidente de Precisão de Fogo e Manobra da Raytheon, “o Javelin continua sendo o sistema anticarro mais eficaz e comprovado em combate do mundo. Estamos investindo nas nossas instalações e trabalhando em estreita colaboração com o Exército dos EUA e clientes internacionais para atender à demanda global”.

O sistema Javelin já está em operação em mais de 25 países, abrangendo todos os continentes, exceto a Antártida. A entrada do Brasil reforça a importância estratégica do país no continente, oferecendo capacidades modernas de defesa anticarro e ampliando a interoperabilidade com padrões internacionais de operação.

Rich Liccion, vice-presidente da JJV e diretor do programa Javelin na Lockheed Martin, destacou que a inclusão do Brasil demonstra a confiança internacional no sistema, além de representar uma oportunidade para fortalecer a capacidade de dissuasão regional. Para especialistas em defesa, o acesso ao Javelin permitirá ao Brasil modernizar suas tropas, desenvolver doutrinas operacionais avançadas e aprimorar a prontidão frente a ameaças de blindados e veículos fortemente protegidos.

O programa Javelin é desenvolvido e produzido nos EUA, com linhas na Raytheon, em Tucson, Arizona, e na Lockheed Martin, em Orlando, Flórida. Desde seu início, a JJV produziu mais de 55.000 mísseis Javelin e mais de 12.000 unidades de lançamento reutilizáveis, consolidando o sistema como referência global em combate anticarro.

Para o Brasil, esta aquisição representa mais do que o acesso a uma tecnologia de ponta, abre caminho para integração com padrões internacionais de defesa, amplia a capacidade de resposta rápida e letal em combate e fortalece o país como um ator estrategicamente relevante na América do Sul. Além disso, o sistema pode servir de plataforma para treinamento e desenvolvimento tecnológico local, alinhando-se à necessidade de modernização das forças armadas brasileiras em consonância com tendências globais.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Lockheed Martin



Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger