O Brasil, representado pela Diretoria de Fabricação, organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), assinou nesta quinta-feira (11), uma Declaração de Intenções (Statement of Intent) com o governo do Reino Unido, estabelecendo uma parceria estratégica para tratar da produção do obuseiro leve L119 pelo Exército Brasileiro.
O documento estabelece um canal de comunicação que viabiliza o possível licenciamento da produção nacional do Obuseiro L119 Light Gun. A fabricação poderá ser realizada pelo Arsenal de Guerra do Rio (AGR) e pelo Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP), com apoio técnico da BAE Systems, fabricante original do sistema.
O L119 é um obuseiro leve de calibre 105 mm, amplamente reconhecido por sua alta mobilidade, adaptabilidade e confiabilidade. Ele é utilizado por diversos países e destaca-se por sua flexibilidade operacional, atributos que o tornam um sistema de artilharia valorizado internacionalmente.
Segundo o comunicado oficial, o acordo representa o início de um novo capítulo na cooperação bilateral estratégica entre Brasil e Reino Unido. Além disso, reforça os esforços do Sistema de Fabricação do Exército Brasileiro para fortalecer a Base Industrial de Defesa (BID), contribuindo para o desenvolvimento de capacidades nacionais, geração de empregos qualificados, avanço tecnológico e soberania nacional.
A assinatura da Declaração de Intenções é parte de um movimento contínuo do Exército Brasileiro para modernizar sua indústria de defesa e consolidar parcerias internacionais que promovam a transferência de tecnologia e o fortalecimento da produção nacional de equipamentos estratégicos.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário