domingo, 28 de agosto de 2022

Navios de guerra dos EUA transitam pelo Estreito de Taiwan pela primeira vez desde a visita de Pelosi


Dois navios de guerra dos Estados Unidos estão navegando por águas internacionais no Estreito de Taiwan na primeira operação desse tipo desde que a China realizou exercícios militares sem precedentes na hidrovia no mês passado.

Em um comunicado no domingo, a Marinha dos EUA disse que o trânsito “demonstra o compromisso dos Estados Unidos com um Indo-Pacífico livre e aberto”.

As tensões no Estreito de Taiwan atingiram seu nível mais alto em anos neste mês, depois que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taipei.

A China, que reivindica Taiwan como seu próprio território , reagiu realizando dias de exercícios aéreos e marítimos ao redor da ilha autogovernada.

Pequim, que nunca descartou o uso da força para controlar Taiwan, viu a viagem como uma tentativa dos EUA de interferir nos assuntos internos da China.

Três funcionários dos EUA disseram à agência de notícias Reuters sob condição de anonimato que os cruzadores da Marinha dos EUA Chancellorsville e Antietam estavam realizando a operação.

Essas operações geralmente levam entre oito e 12 horas para serem concluídas e são monitoradas de perto pelos militares chineses.

Navios de guerra dos EUA e, ocasionalmente, de nações aliadas, como Reino Unido e Canadá, navegaram rotineiramente pelo Estreito nos últimos anos, atraindo a ira de Pequim.

Uma semana após a visita de Pelosi, um grupo de cinco outros legisladores dos EUA também visitou Taiwan, com os militares da China respondendo realizando mais exercícios nas proximidades.

A senadora Marsha Blackburn, legisladora dos EUA nos comitês de Comércio e Serviços Armados do Senado, chegou a Taiwan na quinta-feira na terceira visita de um dignitário americano este mês.

O governo Biden tem procurado evitar que a tensão entre Washington e Pequim, inflamada pelas visitas, se transforme em conflito, reiterando que tais viagens ao Congresso são rotineiras.

Os EUA não têm relações diplomáticas formais com Taiwan, mas são obrigados por lei a fornecer à ilha os meios para se defender.

O estreito Estreito de Taiwan tem sido uma fonte frequente de tensão militar desde que o governo derrotado da República da China fugiu para Taiwan em 1949, depois de perder uma guerra civil com os comunistas, que estabeleceram a República Popular da China.

O governo de Taiwan diz que a República Popular da China nunca governou a ilha e, portanto, não tem o direito de reivindicá-la, e que apenas seus 23 milhões de habitantes podem decidir seu futuro.


GBN Defense - A informação começa aqui

Com agências de notícias 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger