sábado, 27 de agosto de 2022

EUA nomeiam seu primeiro embaixador do Ártico

Os Estados Unidos planejam nomear um embaixador para o Ártico, em meio ao aumento da atividade militar russa na região.

O embaixador-geral será nomeado para avançar a política dos EUA na região polar norte, disse um porta-voz do Departamento de Estado.


Na sexta-feira (26), o chefe da Otan, Jens Stoltenberg, alertou sobre a ameaça representada pela Rússia nas regiões polares do norte.

Ele também expressou preocupação com o alcance da China no Ártico.

O novo embaixador dos EUA se envolverá com as outras sete nações do Ártico - Canadá, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia e Rússia - bem como grupos indígenas e outras partes interessadas, disse o porta-voz do Departamento de Estado Vedant Patel.

A paz e a estabilidade na região são de "importância estratégica crítica" para os EUA e uma prioridade para o secretário de Estado Antony Blinken, acrescentou.

Blinken em breve nomeará o embaixador, cuja nomeação está sujeita à aprovação do Senado.

O anúncio ocorre no momento em que a Rússia aumenta sua presença perto do Pólo Norte, enquanto a China constrói estações de pesquisa no Ártico.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, visitou o Ártico canadense na sexta-feira, onde disse que as capacidades da Rússia no Norte são um desafio estratégico para a aliança militar.

Ele disse que os desafios incluem a reabertura de "centenas de novos e antigos postos militares do Ártico da era soviética" e o uso da Rússia do alto norte "como um local de teste para as armas mais avançadas, incluindo mísseis hipersônicos".

Stoltenberg também expressou preocupação com o alcance da China no Ártico em relação a navegação e exploração de recursos.

"Pequim e Moscou também se comprometeram a intensificar a operação prática no Ártico. Isso faz parte da parceria estratégica cada vez mais profunda que desafia nossos valores e nossos interesses", disse ele.

Ele também destacou como as mudanças climáticas estão tornando o norte mais importante, porque o derretimento do gelo está tornando a área mais acessível.

Lisa Murkowski, senadora republicana pelo Alasca, saudou a nomeação de um embaixador do Ártico. Ela disse que os EUA foram a única nação do Ártico sem representação diplomática dedicada para a região em nível de embaixador.

O novo embaixador substituirá o cargo anterior de Coordenador do Ártico nos EUA, ocupado pelo diplomata de carreira Jim DeHart.


Fonte BBC

Tradução e adaptação: GBN Defense 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger