segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Darya Dugina: Filha de aliado de Putin morta em explosão de carro em Moscou


A filha de um proeminente ultranacionalista russo , segundo rumores de ser um aliado próximo do presidente Vladimir Putin, foi morta em uma explosão de carro-bomba nos arredores de Moscou, no que pode ter sido uma tentativa de assassinato de seu pai.

Darya Dugina, de 29 anos, morreu após a detonação de um dispositivo explosivo, destruindo o Toyota Land Cruiser em que viajava na noite de sábado, disseram investigadores em comunicado no domingo.

Dugina é filha de Alexander Dugin, um ideólogo que há muito defende a unificação das regiões e territórios de língua russa como parte de um novo império russo. Acredita-se que ele seja uma voz influente na formação da visão de mundo de Putin e na abordagem da Ucrânia, embora a extensão de sua influência sobre o pensamento do líder russo seja debatida.

A agência de notícias estatal TASS citou Andrei Krasnov, que disse conhecer Dugina pessoalmente, dizendo que o veículo pertencia ao pai dela e que ele provavelmente era o alvo pretendido. Não houve reivindicação imediata de responsabilidade.

O jornal do governo russo Rossiiskaya Gazeta informou que pai e filha participaram de um festival cultural nos arredores de Moscou e decidiram trocar de carro no último minuto.

'Rasputin de Putin'

Os investigadores disseram que abriram um caso de assassinato, realizariam exames forenses e estavam considerando “todas as versões” dos eventos.

Imagens de TV mostraram investigadores coletando detritos e fragmentos da parte da rodovia onde a explosão ocorreu perto da vila de Bolshie Vyzyomy.

"Um dispositivo explosivo foi colocado na parte de baixo do carro do lado do motorista", disse o comitê investigativo da Rússia em comunicado. “Darya Dugina, que estava ao volante, morreu no local. A investigação acredita que o crime foi planejado com antecedência e foi de natureza contratual”.

O analista Sergei Markov, ex-assessor de Putin, disse à agência de notícias estatal russa RIA-Novosti que Dugin, e não sua filha, era o alvo pretendido. "É completamente óbvio que os suspeitos mais prováveis ​​são a inteligência militar ucraniana e o Serviço de Segurança da Ucrânia", acrescentou.

A Rússia lançou uma invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro com o objetivo declarado de desmilitarizar e desnazificar o país vizinho.

Dugin é um defensor veemente do envio de tropas da Rússia para a Ucrânia e é um proponente proeminente do conceito de “mundo russo” – uma ideologia espiritual e política que enfatiza os valores tradicionais, a restauração do poder da Rússia e a unidade de todos os russos étnicos em todo o mundo.

Ele promove a Rússia como um país de piedade e liderança autoritária, e desdenha os valores liberais ocidentais. Dugin foi sancionado pelos Estados Unidos após a anexação da Ucrânia pela Rússia em 2014.

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, disse que se o rastro da investigação levar à Ucrânia, isso indicaria uma política de “terrorismo de Estado” sendo perseguida por Kyiv.

Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy , negou o envolvimento ucraniano, dizendo: “Não somos um estado criminoso, ao contrário da Rússia, e definitivamente não somos um estado terrorista”.

A influência de Dugin sobre Putin tem sido objeto de especulação, com alguns observadores da Rússia afirmando que sua influência é significativa e outros a consideram mínima.

Alguns analistas chamam Dugin de “cérebro de Putin” ou “Rasputin de Putin”, referindo-se ao místico russo Grigori Rasputin, que se insinuou com o último imperador da Rússia, Nicolau II.

Samuel Ramani, do Royal United Services Institute, disse que o efeito relatado de Dugin na política do Kremlin é “grosseiramente exagerado”.

“Rejeito as alegações de que ele era o 'Rasputin de Putin' ou o 'cérebro de Putin' – os títulos dados a ele pela mídia ocidental”, disse Ramani à Al Jazeera. “Na verdade, ele nunca teve um título oficial na Rússia… Não acho que seja um ataque a um grande decisor de política externa. Ambos os lados estão negando, mas não acho que isso tenha sido feito para atrapalhar ou atrapalhar a política russa”.

'Estado terrorista'



Dugina também foi um proeminente defensor da invasão da Ucrânia pela Rússia .

“Dasha, como seu pai, sempre esteve na vanguarda do confronto com o Ocidente”, relatou Tsargrad, usando a forma familiar de seu nome.

Dmitry Babich, analista político da inoSMI, uma empresa estatal russa que monitora a mídia ocidental, disse que Dugina poderia ter sido o alvo pretendido.

Dugina era uma figura da mídia por direito próprio, muitas vezes aparecendo como comentarista no canal de TV nacionalista Tsargrad e expressando amplamente opiniões semelhantes às de seu pai.

“Acho muito possível que os assassinos estivessem atacando Darya, e não o pai dela”, disse ele à Al Jazeera. “Ela era proeminente, ela era bonita, ela era sincera, ela era muito gentil. Ela foi a âncora em vários programas populares de televisão e rádio.”

Ele acrescentou: “Este é obviamente um ataque terrorista, que terá um impacto muito negativo porque tornará a guerra entre a Rússia e a Ucrânia muito mais sangrenta e muito mais violenta”.


FONTE: AL JAZEERA

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger