segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Russos derrubam drones ucranianos na Crimeia à medida que a guerra se amplia


Autoridades russas relataram abater drones ucranianos neste sábado (20) na Crimeia, enquanto autoridades ucranianas disseram que as forças russas avançaram com os esforços para tomar uma das poucas cidades no leste da Ucrânia que ainda não estão sob seu controle. Os militares russos também mantiveram seus ataques no norte e no sul da Ucrânia.

Na Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, as autoridades russas disseram que as defesas aéreas locais derrubaram um drone acima da sede da Frota Russa do Mar Negro em Sebastopol. Foi o segundo incidente com drone em três semanas e ocorreu após explosões em um aeródromo russo e depósito de munição na península este mês.

Oleg Kryuchkov, assessor do governador da Crimeia, também disse no sábado que “ataques de pequenos drones” desencadearam a resposta de sistemas de defesa aérea no oeste da Crimeia.

“Os sistemas de defesa aérea atingiram com sucesso todos os alvos no território da Crimeia na manhã de sábado. Não há vítimas ou danos materiais”, disse seu chefe, Sergei Aksyonov, no Telegram.

O governador de Sebastopol, Mikhail Razvozhaev, disse no Telegram que os sistemas de defesa aérea da cidade foram acionados novamente no sábado.

Os incidentes sublinharam a vulnerabilidade das forças russas na Crimeia. Um ataque de drone à sede naval russa no Mar Negro em 31 de julho feriu cinco pessoas e forçou o cancelamento das observâncias do Dia da Marinha da Rússia. Esta semana, um depósito de munição russo na Crimeia foi atingido por uma explosão. Na semana passada, nove aviões de guerra russos foram destruídos em uma base aérea na Crimeia.

As autoridades ucranianas não chegaram a reivindicar publicamente a responsabilidade. Mas o presidente Volodymyr Zelenskyy fez alusão aos ataques ucranianos atrás das linhas inimigas após as explosões na Crimeia.

Enquanto isso, os combates nas áreas do sul da Ucrânia, ao norte da Crimeia, aumentaram nas últimas semanas, enquanto as forças ucranianas tentam expulsar as forças russas das cidades que ocupam desde o início da guerra que se arrasta por seis meses.

Um ataque feito por um míssil russo feriu 12 pessoas, incluindo três crianças, e danificou casas e um prédio de apartamentos no sábado na cidade de Voznesenk, na região de Mykolaiv, informou a promotoria ucraniana. Duas das crianças estavam em estado grave e o governador disse que uma delas havia perdido um olho.

Enquanto isso, um ataque aéreo ucraniano atingiu alvos em Melitopol, a maior cidade controlada pela Rússia na região de Zaporizhzhia, 100 quilômetros ao norte da Crimeia, de acordo com autoridades locais ucranianas e russas instaladas.

Os militares ucranianos disseram no sábado que destruíram um valioso sistema de radar russo e outros equipamentos estacionados em áreas ocupadas na região sul de Zaporizhzhia. Não ficou claro se este foi o ataque a Melitopol.

“Esta noite, houve explosões poderosas em Melitopol, que toda a cidade ouviu”, disse o prefeito ucraniano de Melitopol, Ivan Ferodov. “De acordo com dados preliminares, (foi) um ataque preciso em uma das bases militares russas, que os fascistas russos estão tentando restaurar pela enésima vez na área do aeródromo.”

No leste, o Estado-Maior militar da Ucrânia disse no sábado que o combate intensificado ocorreu em torno de Bakhmut, uma pequena cidade cuja captura permitiria à Rússia ameaçar as duas maiores cidades restantes sob controle ucraniano na região leste de Donbas.

Bakhmut há semanas tem sido um dos principais alvos da ofensiva de Moscou no leste, enquanto os militares russos tentam completar uma campanha de meses para conquistar todo o Donbas, onde separatistas pró-Moscou proclamaram duas repúblicas que a Rússia reconheceu como estados soberanos no início de a guerra.

Uma autoridade local ucraniana relatou combates prolongados no sábado perto de quatro assentamentos na fronteira das províncias de Luhansk e Donetsk, que juntas compõem a contestada região de Donbas. O governador de Luhansk, Serhii Haidai, não nomeou os assentamentos. As forças russas invadiram quase toda Luhansk no mês passado e, desde então, se concentraram na captura de áreas de Donetsk controladas pela Ucrânia.

O bombardeio russo matou sete civis na sexta-feira na província de Donetsk, incluindo quatro em Bakhmut, escreveu o governador Pavlo Kyrylenko no sábado no Telegram. A tomada de Bakhmut daria aos russos espaço para avançar sobre as principais cidades ucranianas da província, Kramatorsk e Sloviansk.

A Ucrânia disse que Sloviansk e Kramatorsk foram alvos na sexta-feira, juntamente com a região de Kharkiv ao norte, que abriga a segunda maior cidade da Ucrânia.

Autoridades locais relataram novos bombardeios russos durante a noite ao longo de uma ampla frente, incluindo as regiões norte de Kharkiv e Sumy, que fazem fronteira com a Rússia, bem como a região leste de Dnipropetrovsk e Mykolaiv.


Fonte APNews

Tradução e Adaptação: GBN Defense

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger