segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Como a guerra eletrônica está remodelando a guerra entre a Rússia e a Ucrânia


Os drones desempenharam um papel descomunal nos esforços da Ucrânia para localizar tropas e planejar ataques em sua guerra com a Rússia. Mas os dispositivos são cada vez mais frustrados por um inimigo invisível: o arsenal de guerra eletrônica da Rússia.

Os sistemas de guerra eletrônica têm sido usados ​​pela Rússia e pela Ucrânia nos últimos meses para localizar, interromper e bloquear sinais eletrônicos e de GPS de armas e drones. Os sistemas podem ser usados ​​por aeronaves, navios de guerra, forças terrestres e helicópteros, de acordo com Samuel Bendett, analista e especialista em sistemas militares não tripulados e robóticos do Centro de Análises Navais.

Os sistemas de guerra eletrônica usam sinais como radar, rádio e transmissões infravermelhas para detectar, interpretar e interromper a comunicação. As estações detectam sinais eletrônicos inimigos e atacam os equipamentos emitindo-os essencialmente com ruído branco, o que os torna inoperantes.

Embora ambos os países tenham feito uso da tecnologia, a Rússia, em particular, investiu em uma ampla gama de equipamentos, que vão desde sistemas táticos de curto alcance até aqueles que supostamente podem atrapalhar inimigos a dezenas de quilômetros de distância, disse Bendett. E a Rússia tem feito cada vez mais uso desses sistemas à medida que ataques cibernéticos e ataques terrestres contra a infraestrutura de comunicações da Ucrânia provaram ter um impacto limitado.

“[Quando] perceberam que não era suficiente, eles se voltaram para a guerra eletrônica”, disse Makena Young, membro associado do Projeto de Segurança Aeroespacial do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS).


Drones disruptivos

A tecnologia de guerra eletrônica não é particularmente nova: mesmo antes da guerra, a Rússia promoveu ativamente seus sistemas de guerra eletrônica, de acordo com Valentyn Badrak, diretor do Centro Ucraniano de Estudos de Conversão e Desarmamento do Exército. Ele usou alguns dos mesmos sistemas em conflitos anteriores, incluindo a invasão da Crimeia e do leste da Ucrânia em 2014 e a guerra civil síria em 2015.

Mas os sistemas tiveram um uso particularmente pesado nos últimos meses, à medida que a Rússia tenta atrapalhar a estratégia de emprego de drones da Ucrânia.

As instituições de caridade ucranianas arrecadaram milhões de dólares para comprar e desenvolver veículos aéreos não tripulados, e o país lançou escolas de pilotagem, incluindo Dronarium e Boryviter, para treinar centenas de operadores profissionais de drones. 

Mais de 400 pilotos se formaram nessas duas escolas em julho, de acordo com o Ministério da Transformação Digital da Ucrânia.

A Ucrânia não tem um fornecimento centralizado de drones para o exército, alguns soldados compram drones e outros os recebem de amigos, familiares ou fundos de caridade. Pequenos drones comerciais, como os quadricópteros DJI, não são projetados para a guerra e são alvos fáceis para ataques sofisticados de guerra eletrônica, de acordo com Bendett. 

Além de pequenos drones comerciais usados ​​para vigilância, a frota de drones da Ucrânia possui VANTs de combate, como os turcos Bayraktar TB2 e R18 desenvolvidos pela unidade de drones ucraniana Aerorozvidka.

Mas os operadores de drones acharam difícil manter esses dispositivos no ar.

“Existem segmentos inteiros da frente onde [operadores de drones ucranianos] não podem pilotar seus drones, pois estão sendo bloqueados pelas forças russas de EW”, disse Bendett.

Os militares russos estão atualmente implantando os sistemas Krasukha-2 e 4, R-330 Zhitel, Moskva-1, Leer-3, RP-377L/LA Lorandit e Pole, entre outros, de acordo com Bendett. Eles visam principalmente redes móveis, navegação por satélite e comunicação entre drones e seus operadores, disse ele. 

Os sistemas de guerra eletrônica já tiveram um grande impacto, disseram operadores de drones ucranianos ao The Record. A Rússia alegou ter destruído pelo menos 1.700 drones ucranianos desde o início da guerra, embora a Ucrânia não tenha confirmado esse número.

“Para dizer quantos drones perdemos, precisamos saber quantos deles tínhamos no início da guerra”, disse Vadym, chefe do departamento de robótica da Aerorozvidka, que pediu para usar seu primeiro nome por questões de segurança. razões. 

Os esforços da Ucrânia

Embora a Rússia tenha muitos pontos fortes com a guerra eletrônica, a Ucrânia está tentando alcançá-la, de acordo com Badrak.

O arsenal de guerra eletrônica ucraniano é semelhante ao da Rússia – ambos os países herdaram grande parte da tecnologia da URSS e desenvolveram sistemas juntos antes da guerra. Na Ucrânia, os sistemas são desenvolvidos por duas empresas privadas — Ukrspetszvyazok e Proximus. Entre os sistemas de guerra eletrônica mais populares e exclusivamente ucranianos, de acordo com Badrak, estão Enclave, Bukovel e Prometheus-MF5. 

Mas os sistemas ucranianos enfrentam vários desafios. O drone mais usado da Rússia na Ucrânia, apelidado de “Orlan”, pode voar a uma altitude de 5.500-6.500 metros, onde os sistemas de guerra eletrônica ucranianos não podem alcançar, disse o coronel ucraniano Dmytro Kashchenko em entrevista à mídia ucraniana.

Outro desafio para o exército ucraniano é a possível implantação de drones iranianos pela Rússia no campo de batalha, que são mais resistentes aos sistemas de guerra eletrônica, segundo Badrak. A Rússia teria assinado um contrato com o Irã para comprar 1.000 drones para seu exército, de acordo com o correspondente de guerra Elijah J. Magnier.

Impactos mais amplos



Além de interromper os drones, a guerra eletrônica tem sido usada para bloquear as comunicações na Ucrânia.

Por causa disso, a maioria dos militares ucranianos usa os sistemas americanos L3Harris, que são mais seguros, de acordo com Badrak. Os ucranianos também usam a Internet via satélite de Elon Musk, Starlink, que não é tão afetada pelos sistemas russos de guerra eletrônica. “Os russos podem localizar terminais Starlink, mas decifrar o fluxo de internet é muito difícil, por isso recomendamos usá-los”, segundo Vadym da Aerorozvidka.

Musk twittou que os sistemas foram alvo de ataques. “A Starlink resistiu às tentativas de interferência e hackers da guerra cibernética russa até agora, mas eles estão aumentando seus esforços”, escreveu ele.

Embora existam alguns canais de comunicação alternativos, nem sempre há uma maneira de os ucranianos se protegerem dos sistemas russos de guerra eletrônica, de acordo com Bendett. Melhorar a defesa envolve mascarar, proteger e limitar “assinaturas eletrônicas”, incluindo comunicações de rádio e celular e sinais eletrônicos emitidos por veículos e sistemas de combate, disse ele.

De acordo com Young, “a melhor maneira de se proteger de EW é garantir que seu equipamento seja menos vulnerável a esses sistemas e que todas as suas comunicações sejam seguras”.

Equipamentos resistentes à guerra eletrônica já estão em desenvolvimento. A empresa aeroespacial de tecnologia e defesa QinetiQ, com sede no Reino Unido, por exemplo, introduziu um novo drone controlado por laser que pode eliminar a conexão de rádio.

“A maioria dos fabricantes de drones tomou conhecimento e procurará maneiras de evitar o impacto do EW”, de acordo com Vadym. “Há uma solução para qualquer problema, mas leva tempo”, disse ele.

Por enquanto, o conflito está revelando como será a guerra no futuro, de acordo com Young. 

“As capacidades espaciais e cibernéticas foram usadas durante esta guerra de maneiras que nunca vimos antes. É uma maneira rápida e fácil de interromper a comunicação de alguém”, disse ela ao The Record.


Fonte "The Record"

Tradução e Adaptação: GBN Defense 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger