domingo, 28 de agosto de 2022

23 mortos em Trípoli, na Líbia, à medida que crescem os temores de uma guerra mais ampla


Confrontos entre milícias apoiadas por governos rivais da Líbia mataram pelo menos 23 pessoas e feriram outras dezenas, segundo o Ministério da Saúde do país.

Os combates na capital da Líbia, Trípoli, no sábado, foram os piores em dois anos e levantaram temores de que o país possa mergulhar novamente em uma guerra total.

Entre as vítimas estava Mustafa Baraka, um comediante conhecido por seus vídeos de mídia social zombando de milícias e corrupção. Baraka morreu depois de ser baleado no peito, disse Malek Merset, porta-voz dos serviços de emergência.

Merset disse que os serviços de emergência ainda estão tentando evacuar feridos e civis presos nos combates, que eclodiram durante a noite e continuaram na noite de sábado.

Em um número atualizado de mortos, o Ministério da Saúde disse que 140 pessoas ficaram feridas enquanto 64 famílias tiveram que ser evacuadas de áreas próximas aos combates. Ele disse que hospitais e centros médicos na capital foram bombardeados e equipes de ambulância foram impedidas de evacuar civis, em atos que “equivalem a crimes de guerra”.

Malik Traina, da Al Jazeera, relatou uma calma cautelosa em Trípoli na noite de sábado. “As coisas se acalmaram desde que a luta começou. Mas as pessoas aqui ainda temem que a Líbia possa estar à beira de um conflito em grande escala”, disse ele da capital líbia.

O impasse pelo poder na Líbia colocou o Governo de Unidade Nacional (GNU) de Trípoli sob Abdulhamid al-Dbeibah contra uma administração rival sob Fathi Bashagha que é apoiada pelo parlamento com sede no leste.


O GNU de Dbeibah, instalado como parte de um processo de paz liderado pelas Nações Unidas após uma rodada anterior de violência, disse que os últimos confrontos em Trípoli foram desencadeados por combatentes alinhados com Bashagha atirando em um comboio na capital, enquanto outras unidades pró-Bashagha se reuniram do lado de fora da cidade.

Acusou Bashagha de desistir das negociações para resolver a crise.

Bashagha, que é apoiado pelo parlamento líbio e pelo líder militar Khalifa Haftar, baseado no leste, diz que o mandato do GNU expirou. Mas até agora ele não conseguiu assumir o cargo em Trípoli, pois Dbeibah insistiu em entregar o poder apenas a um governo eleito.

O governo de Bashagha disse em comunicado que nunca rejeitou as negociações e que suas próprias propostas foram rejeitadas por Dbeibah.


Ele não respondeu diretamente à afirmação de que estava ligado aos confrontos.

Testemunhas disseram à agência de notícias Reuters que forças alinhadas com Bashagha tentaram tomar território em Trípoli de várias direções no sábado, mas seu principal comboio militar voltou para a cidade costeira de Misrata antes de chegar à capital.

Mais tarde, Dbeibah postou um vídeo online mostrando-o visitando os combatentes na cidade depois que os confrontos pararam.


A Turquia, que tem presença militar em Trípoli e ajudou as forças da cidade a combater um ataque oriental em 2020 com ataques de drones, pediu um cessar-fogo imediato e disse que “continuamos a apoiar nossos irmãos líbios”.

O embaixador dos Estados Unidos na Líbia, Richard Norland, disse em comunicado que Washington "condena" o aumento da violência, pedindo um "cessar-fogo imediato e conversas facilitadas pela ONU entre as partes em conflito".

Emadeddin Badi, membro sênior do Atlantic Council, alertou que a violência pode aumentar rapidamente.

“A guerra urbana tem sua própria lógica, é prejudicial tanto para a infraestrutura civil quanto para as pessoas, então, mesmo que não seja uma guerra longa, esse conflito será muito destrutivo, como já vimos”, disse à AFP.


Fonte Al-Jazeera

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger