quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Índia demite três oficiais por lançar acidentalmente míssil no Paquistão


A Força Aérea Indiana disse nesta terça-feira (23) que o governo demitiu três oficiais por disparar acidentalmente um míssil no Paquistão em março, um incidente que os dois rivais nucleares lidaram com calma, pois não houve vítimas.

Especialistas militares alertaram no passado para o risco de acidentes ou erros de cálculo por parte dos vizinhos, que travaram três guerras e se envolveram em vários confrontos armados menores, geralmente sobre o território disputado da Caxemira.

O míssil BrahMos, um míssil de cruzeiro de ataque terrestre com capacidade nuclear desenvolvido em conjunto pela Rússia e Índia, foi disparado em 9 de março, levando o Paquistão a buscar respostas de Nova Délhi sobre os mecanismos de segurança em vigor para evitar lançamentos acidentais.

O incidente revelou que falhas nos procedimentos operacionais padrão realizados três oficiais levou ao disparo acidental do míssil", disse a Força Aérea em um comunicado que também relatou que o governo demitiu os três oficiais com efeito imediato.

De acordo com a Associação de Controle de Armas dos EUA, o alcance do míssil BrahMos está entre 300 quilômetros (186 milhas) e 500 quilômetros (310 milhas), tornando-o capaz de atingir a capital do Paquistão, Islamabad, a partir de uma plataforma de lançamento no norte da Índia.


Fonte CNN

Tradução e adaptação GBN Defense 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger