sexta-feira, 7 de maio de 2021

Alemães rejeitam oferta de aeronaves de Patrulha Marítima francesa


O Ministério da Defesa alemão
 rejeitou a oferta francesa de quatro aeronaves de patrulha marítima Atlantique 2, argumentando que o estado de prontidão esperado das aeronaves recondicionadas os tornaria inadequados para o serviço na Marinha alemã.

O Ministério da Defesa francês efetuou a proposta aos seus homólogos em Berlim após a notícia que o governo dos Estados Unidos estava preparado para vender aos alemães aeronaves P-8 Poseidon como substituto ao P-3 Orion.

Não está claro se os líderes da defesa em Berlim notificaram formalmente seus colegas franceses de que consideraram a proposta baseada no Atlantique 2 fora de questão. A informação sobre a conclusão apareceu pela primeira vez em uma carta de Thomas Silberhorn do Ministério da Defesa alemão, ao legislador Christian Sauter, membro do Comitê de Defesa parlamentar no mês passado.

A resposta de Silberhorn a Sauter, um membro do Partido Democrático Livre (FDP), sugere que a ideia de quatro aeronaves Atlantique 2 nem chegaria perto de tapar o déficit de capacidades de patrulha marítima e anti-submarino da Marinha alemã, seja para treinamento ou missões reais.

“A aeronave foi produzida a partir de 1984 e colocada em serviço com a marinha francesa a partir de 1989”, afirma a carta. “A condição das células ATL2 propostas não foi especificada pela França”, acrescenta, usando a sigla para a aeronave fabricada pela Dassault.

Essa linguagem sugere que um novo voo de avaliação das aeronaves seria necessário, um empreendimento complicado uma vez que as autoridades consideraram o agora extinto programa de extensão de vida do Orion um investimento caro demais, depois que os auditores sinalizaram problemas com os custos descontrolados do programa, segundo Sebastian Bruns, analista naval do da Universidade de Kiel.

“Se os franceses nos oferecerem uma opção semelhante, não ganhamos nada”, disse ele. “Não posso deixar de pensar que eles querem se livrar de suas aeronaves envelhecidas enquanto colocam uma barreira na futura compra do P-8 pela Alemanha.”

Autoridades alemãs disseram que precisam de aeronaves novas com capacidade de vigilância e guerra antissubmarino (ASW) até 2025. Isso é dez anos antes de um novo desenvolvimento franco-alemão, o "Maritime Airborne Warfare System", programado para produzir novas aeronaves. A questão para Berlim é o que fazer enquanto o programa não deixa o papel, com analistas alertando sobre a crescente capacidade de submarinos de alta tecnologia da Rússia nas águas ao redor do Ártico e do Mar Báltico.

O Ministério da Defesa alemão agora quer tomar uma decisão sobre novas aeronaves nos últimos dias do governo Merkel. Se as autoridades conseguirem obter a aprovação parlamentar antes do recesso que começa no final de junho, o resultado provavelmente será a compra do P-8 Poseidon, prevê Bruns. Do contrário, todo o projeto pode ficar no esquecimento por um tempo, disse ele.


GBN Defense - A informação começa aqui

com informações do site Defense News

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger