sexta-feira, 14 de maio de 2021

Russos insistem no AL-41F como solução para Su-30MKI indiano


A Rússia esta negociando o pacote de modernização que deverá ser integrado a frota de Sukhoi Su-30 MKI indianos, com a Força Aérea Indiana (IAF) apresentando os requisitos vitais do programa "Super Sukhoi", que tem como objetivo realizar uma modernização de meia-vida em sua frota de Su-3o que já atinge os 25 anos de atividade no país.

Dentre os pontos em negociação, esta a substituição dos motores, substituindo os originais Saturn AL-31FP, pelos novos motores Saturn AL-41F-1S, os mesmos adotados pelos Su-35 e os novos Su-30SM2 em desenvolvimento para Rússia.


A escolha pelo motor AL-41F-1S, tem como justificativa o incremento no empuxo e relação peso-potência dos Su-30 MKI indianos, os quais apresentam a demanda de maior reserva de potencia, sendo esta necessidade relevante em se considerando o aumento de peso representado pelos novos armamentos integrados aquela aeronave, principalmente no que diz respeito aos armamentos Ar-Superfície.

Além deste fator, os russos tem insistido no AL-41F-1S como solução para aumentar o índice de disponibilidade das aeronaves indianas, com relatórios que atestam o maior índice de confiabilidade e disponibilidade apresentado pelo AL-41F-1S em relação aos motores AL-31FP que impulsionam a frota de Su-30MKI há 25 anos. O que ofereceria aos indianos um menor custo de manutenção, redução no índice de indisponibilidade de suas aeronaves, ainda representando um expressivo ganho em potência e reserva de energia.


O programa "Super Sukhoi" conta ainda com a participação local, como é praxe em todos contratos de defesa firmados pelos indianos, com a HAL (Hindustan Aeronautics Limited) sendo uma das principais participantes dos esforços de trazer a frota de Su-30MKI para um novo patamar através do MLU (Mid-Life Upgrade / Atualização de Meia-Vida). Neste sentido, a HAL esta trabalhando na modernização dos consoles da aeronave, tanto no console do piloto, como no console do Operador de Sistemas de Armas (WSO), onde passarão a contar com uma suíte Glass-Cockpit avançada, integrando vários recursos, como telas com tecnologia "Touch-Screen", novos computadores de missão, um novo sistema de controle de tiro (FCS) além do novo radar AESA indiano, Uttam Mk3.


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