sexta-feira, 7 de maio de 2021

FCAS - Integrantes dos esforços de desenvolvimento do FCAS chegam a acordo


Após intensas negociações, finalmente França, Alemanha e Espanha chegaram a um acordo geral sobre os próximos passos no desenvolvimento do futuro caça europeu, o Future Combat Air System (FCAS), deverá substituir os caças Eurofighter Typhoon e Dassault Rafale na força aérea dos respectivos países. A Joint Venture formada pelos três países espera definir os detalhes remanescentes até meados de maio, disse uma fonte da defesa alemã à Reuters.

As três nações estão tentando resolver as diferenças sobre o acesso ao know-how, ou direitos de propriedade intelectual (DPI), depois que as empresas de defesa fecharam um acordo de partilha de trabalho industrial. A pressão por um acordo rápido está aumentando antes das eleições de setembro na Alemanha. Desentendimentos sobre DPI significaram que os países perderam o prazo final de abril previamente estabelecido pela Alemanha e França para mediar um acordo que garantiria a próxima fase do maior projeto de defesa da Europa, cujo custo total é estimado em 100 bilhões de euros (120 bilhões de dólares).

Os participantes irão preparar uma lista de DPI em meados de maio, explicando o que pode ser compartilhado por todos os parceiros e o que deve ser mantido em sigilo para empresas específicas, disse a fonte.

A francesa Dassault Aviation, a Airbus e a Indra, as duas últimas representando a Alemanha e a Espanha respectivamente, estão envolvidas no programapara começar a substituir os caças Rafale e Eurofighters a partir de 2040.

A próxima etapa de desenvolvimento deve custar 2,5 bilhões de euros ( 3 bilhões de dólares) no total.

Duas outras fontes disseram que um acordo estava próximo, porém mais discussões eram necessárias, sendo os DPI o maior obstáculo remanescente.Uma fonte do governo francês disse que ainda não havia acordo.

Mesmo se um acordo final for alcançado em meados de maio, Berlim pode não ter tempo para garantir a aprovação do poderoso comitê parlamentar de orçamento da Alemanha antes das eleições federais de setembro. A aprovação é necessária antes que os fundos possam ser gastos.

Normalmente esse processo leva vários meses, mas a última data realista em que o comitê de orçamento pode tomar uma decisão é 24 de junho, disseram duas fontes. Embora os partidos políticos alemães tenham visões totalmente diferentes sobre os gastos com defesa, analistas dizem que o acordo provavelmente será apresentado como uma âncora para os laços franco-alemães que estão no cerne da cooperação europeia, que tem o apoio alemão de todos os partidos.


GBN Defense - A informação começa aqui

com informações da Reuters.



Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger