terça-feira, 4 de maio de 2021

TF-X - Com saída do programa F-35, Turquia prioriza seu caça de 5ª Geração


Com a exclusão da Turquia do Programa Joint Strike Fighter (JSF) pelos EUA devido a posição firme de Ancara em manter a compra do sistema de defesa aérea S-400 russo, o governo turco decidiu investir pesado no desenvolvimento do Programa TF-X, uma resposta não apenas a recusa dos EUA em entregar os 100 exemplares do F-35A previstos pelo Programa JSF, mas também pela retirada de toda industria turca da cadeia de fornecedores do JSF.

O governo da Turquia priorizará a produção da aeronave de combate avançada em desenvolvimento local, o programa  "Turkish Fighter", sobre o qual o GBN Defense indagou o executivo da Turkish Aerospace Industrie (TAI), Tomer Özmen, durante entrevista exclusiva durante a LAAD 2019 (Click aqui para ler).


O impacto sobre a industria de defesa turca com a exclusão do programa JSF (F-35) é estimado em 1,4 bilhões de dólares. Os investimentos no TF-X visam não apenas cobrir a lacuna nas capacidades da Força Aérea da Turquia com a negativa de entrega dos caças F-35 pelos americanos como resposta a compra de sistemas de defesa aérea da Rússia, mas dará a indústria de defesa local uma saída ao encerramento dos contratos com o JSF, mantendo sua capacidade produtiva, desenvolvimento tecnológico e os postos de trabalho no setor de alta tecnologia.

As empresas turcas permanecerão na cadeia produtiva do F-35 até 2022, quando deverá encerrar a produção de componentes para o caça de 5ªG, com isso as linhas de produção e milhares de trabalhadores qualificados ficariam ociosos, porém, com os novos investimentos e o impulso dado ao TF-X, os impactos serão reduzidos.

A Turkish Aerospace Industries (TAI) está desenvolvendo o futuro caça de 5ªG da Turquia, com previsões do primeiro protótipo voando já em 2025. Para isso, Ancara esta investindo 1,3 bilhões de dólares na Fase 1 do programa, com mais de 6.000 engenheiros trabalhando no desenvolvimento da nova aeronave.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger