domingo, 26 de maio de 2024

Gripen E Testado em Condições Extremas de Clima na Região Norte do Brasil

O caça Gripen E, uma das mais modernas aeronaves de combate do muindo, foi submetido a rigorosos testes climáticos em uma campanha realizada em Belém e Salinópolis, visando avaliar seu desempenho em condições de alta temperatura e umidade, com temperaturas atingindo cerca de 35ºC e umidade atingindo 85% ao nível do mar.

Por cerca de 20 dias, a aeronave FAB-4100, empregado nas campanhas de desenvolvimento e certificação do Gripen E no Brasil, enfrentou condições climáticas extremas. Durante esse período, a aeronave realizou aproximadamente 12 horas de voo em 10 missões, enfrentando as típicas condições quentes e úmidas da região Norte do país.

Os testes foram conduzidos para avaliar o desempenho de todos os sistemas da aeronave sob tais condições, garantindo o adequado resfriamento dos equipamentos, o conforto do piloto e o comportamento geral da aeronave. Dalton Leite, engenheiro da Embraer responsável pela campanha, explicou que a aeronave ficou baseada na Base Aérea de Belém, com apoio de solo e equipes da Saab e Embraer.

Durante as operações, uma estação de telemetria foi montada em Salinópolis, cerca de 160 km de Belém, para coletar todos os dados dos voos, garantindo uma análise detalhada do desempenho da aeronave.

Martin Leijonhufvud, chefe do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC) da Saab, afirmou que os resultados obtidos demonstram que o Gripen pode operar sem restrições de clima em qualquer local da região Norte, mesmo diante de condições climáticas desafiadoras e mudanças repentinas na meteorologia ao longo do dia.

Além dos testes climáticos, a campanha incluiu voos em regime transônico, entre Mach 0,8 e Mach 1,2, para avaliar o desempenho do caça e do motor em altitudes mais baixas, assim como a funcionalidade do radar altímetro. Os ensaios do radar altímetro foram conduzidos em altitudes entre 200 e 500 metros sobre a floresta densa e úmida, permitindo a validação da precisão das medições do equipamento nesse ambiente.

Essa campanha, que envolveu aproximadamente 35 pessoas, entre brasileiros e suecos, desempenhou um papel fundamental no fortalecimento da parceria entre a Saab e a Embraer, além de preparar técnicos e engenheiros para realizar esse tipo de trabalho de forma independente.

Os testes realizados foram concluídos com sucesso, marcando mais um avanço na campanha global de desenvolvimento e certificação do Gripen E. Esses testes incluíram não apenas as avaliações climáticas, mas também o transporte de diferentes configurações de cargas externas, como mísseis IRIS-T e Meteor, além de tanques de combustível.


GBN Defense - A informação começa aqui

com AND,All

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger