terça-feira, 7 de maio de 2024

"Marinha do Brasil mobiliza maior navio da Esquadra para operação de socorro ao Rio Grande do Sul"

A Marinha do Brasil está intensificando seus esforços para apoiar as populações afetadas pelas recentes enchentes e fortes temporais que têm assolado o estado do Rio Grande do Sul. Nessa missão crucial, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, o Capitânia da Esquadra brasileira e o maior navio de guerra da América Latina, será o protagonista.

O NAM Atlântico parte nesta quarta-feira (8), da Base Naval do Ilha das Cobras, rumando em direção à cidade de Rio Grande (RS), no litoral gaúcho, aumentando significativamente a capacidade de suporte às comunidades atingidas.

Para desempenhar diversas tarefas essenciais, o NAM “Atlântico” transportará oito embarcações de médio e pequeno porte, juntamente com duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir até 20.000 litros de água potável por hora. Esses recursos serão cruciais para fornecer ajuda às cidades que enfrentam a escassez decorrente do rompimento das barragens.

Antecipando-se aos desafios da reconstrução, a Marinha do Brasil enviará também 40 viaturas e 200 militares Fuzileiros Navais para desobstruir vias de acesso e fornecer apoio em saúde, com equipes compostas por médicos e enfermeiros.

Além do NAM “Atlântico”, outros mruos estarão envolvidos nessa operação. Nesta terça-feira (7), três aeronaves, o Navio de Apoio Oceânico “Mearim” e o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” se juntarão à mobilização. Nesta quarta-feira (8), a Fragata “Defensora” partirá para a região sul com um carregamento adicional de doações e suprimentos.

O trabalho das equipes de resgate aéreo da Marinha, que já salvaram mais de 200 pessoas desde o início da operação, receberá um reforço significativo com a chegada dos navios, totalizando doze helicópteros disponíveis para resgatar moradores ilhados em áreas de difícil acesso.

Essa mobilização faz parte do apoio da Marinha do Brasil ao Comando Conjunto Operação Taquari II, demonstrando o compromisso em levar o máximo de assistência possível aos moradores afetados pela catástrofe no Rio Grande do Sul. Equipes da Capitania dos Portos de Santa Catarina e das Delegacias das Capitanias dos Portos de Laguna, Itajaí e São Francisco do Sul, juntamente com Esquadrões de Helicópteros e Grupamentos de Fuzileiros Navais do Rio Grande e do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra, estão integradas a essa operação de guerra humanitária.


GBN Defense - A informação começa aqui 

Com Marinha do Brasil 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger