Em uma reviravolta surpreendente, a Marinha dos Estados Unidos decidiu cancelar a aposentadoria de suas aeronaves de carga C-2A Greyhound, conforme relatado pelo site USNI News. A decisão veio como resposta ao recente aterramento das aeronaves tiltrotor V-22 Osprey, que gerou incerteza em relação ao plano original de substituir as aeronaves C-2A por tiltrotores.
O incidente que desencadeou essa mudança de curso ocorreu quando um CV-22 da Força Aérea dos EUA caiu na ilha de Yakushima, no sudoeste do Japão, em novembro de 2023. O acidente resultou em avarias e um incêndio no motor esquerdo do V-22 Osprey, levando à suspensão dos voos no Japão e à solicitação para que os militares dos EUA aterrassem todos os Ospreys na região.
Os V-22 são conhecidos por sua capacidade única de combinar voo vertical e horizontal, ajustando o ângulo de seus motores. No entanto, o acidente no Japão destacou os perigos potenciais associados à mecânica de propulsão da aeronave, especialmente em casos de falha de motor durante decolagem ou aterrissagem.
O plano inicial era substituir as 38 aeronaves C-2A por 38 V-22 Osprey, mas o aterramento que durou mais de dois meses provocou dúvidas sobre a viabilidade desse plano. Como resultado, as 15 aeronaves C-2A restantes, inicialmente destinadas à aposentadoria, serão mantidas em serviço para preencher a lacuna deixada pelo V-22 Osprey.
Embora o USNI News tenha originalmente divulgado essa informação, o relatório foi posteriormente excluído sem explicação. No entanto, a decisão da Marinha dos EUA de manter em operação as aeronaves C-2A demonstra uma resposta estratégica às circunstâncias imprevistas causadas pelo incidente com o V-22 Osprey, garantindo assim a continuidade das operações de transporte de carga baseadas em porta-aviões.
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com USNI News
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