sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Itália envia caças F-35 para a Polônia

 


Os primeiros dois caças F-35A italianos chegaram à Base Aérea de Malbork em 13 de setembro de 2023. As aeronaves complementadas por duas outras, patrulharão os céus do flanco oriental europeu.

“A implantação de aeronaves de combate modernas de 5ª geração na Polônia, apenas meio ano após o final de uma implantação semelhante pela Força Aérea Real Holandesa, demonstra a capacidade da OTAN de posicionar capacidades avançadas de uma forma flexível”, disse o Major General. Gianluca Ercolani, Chefe do Estado-Maior do Comando Aéreo Aliado. “É mais uma prova do fato que os Aliados estão operando integrados desde a concepção, sob arranjos eficientes de comando e controle aéreo para executar dissuasão e defesa significativas ao longo do flanco oriental”, acrescentou.

“Com a oferta dos nossos caças de 5ª geração à OTAN, sublinhamos que a Itália está totalmente empenhada em apoiar as missões coletivas duradouras da Aliança”, disse o Tenente-Coronel Ciro Maschione, Comandante do Destacamento Italiano de F-35 “Task Force Air – 32° Ala". “Desde 2019, a Força Aérea Italiana implantou perfeitamente seus F-35 para missões de Patrulhamento Aéreo e Defesa Aérea da OTAN na Islândia e na Estônia, na verdade, nossos Eurofighters estão liderando a 63ª rotação do Patrulhamento Aéreo do Báltico da OTAN na Lituânia em paralelo a esta implantação do F-35”, acrescentou.

Os F-35 da Força Aérea Italiana realizarão voos de familiarização e estabelecerão plena capacidade operacional nos próximos dias após a implantação dos outros dois F-35. Além de se juntarem aos caças polacos e de outros países em missões de Patrulha Aérea da OTAN, estão também programados para contribuir para missões de treinamento que a Aliança conduz no âmbito das suas atividades de Vigilância reforçadas.

A Itália foi o primeiro Aliado a destacar os seus F-35 para uma missão da OTAN na Islândia, sendo pioneira na integração de aeronaves modernas de 5ª geração nas operações aéreas da Aliança, juntamente com os Países Baixos, a Noruega, o Reino Unido e os Estados Unidos.


Fonte OTAN

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger