O parlamento búlgaro aprovou nesta quinta-feira (9) a aquisição de veículos blindados de combate Stryker dos Estados Unidos por 1,5 Bilhões de dólares no âmbito do programa de modernização do exército do país e alinhá-lo com os padrões da OTAN, informou a agência de notícias BTA.
Em Setembro, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a possível venda de veículos Stryker à Bulgária.
Cento e trinta e quatro deputados no parlamento de 240 assentos votaram a favor do acordo para a compra de 183 exemplares do Stryker, que foi aprovado pelo governo em setembro, segundo o relatório.
O Stryker é um veículo de combate blindado sobre rodas 8x8 produzido pela General Dynamic Land Systems no Canadá para os Estados Unidos. Contando com várias configurações, pode transportar infantaria e usar diferentes armamentos, além da variante de engenharia e guerra eletrônica.
Um total de sete países operam veículos baseados no Stryker, incluindo os EUA e a Ucrânia, que desde março recebeu 189 deles.
A Bulgária, um antigo membro do bloco soviético que mais tarde aderiu à UE e à OTAN, intensificou os esforços para substituir os seus sistemas de armas obsoletos de origem soviética por sistemas modernos, após a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia, em Fevereiro de 2022.
A Bulgária, um país do Mar Negro, tem uma posição estratégica no flanco oriental da OTAN e doou armas e munições à Ucrânia.
Fonte Reuters
Tradução e Adaptação Angelo Nicolaci
0 comentários:
Postar um comentário