O Azerbaijão tomou a decisão de adquirir sistemas de defesa aérea Barak MX, fabricados pela israelense IAI, um negócio estimado em 1,2 bilhão de dólares. A decisão vem em sequência a uma demonstração dos sistemas Barak MX realizada pela IAI no Azerbaijão há alguns meses.
Israel tem se tornado um importante fornecedor de sistemas de defesa para o Azerbaijão, especialmente durante o recente conflito com a Armênia. A recente demonstração conduzida pela IAI, conforme documentado pelo relatório oficial do Azerbaijão, envolveu lançamentos múltiplos dos interceptadores de diferentes versões desse avançado sistema de defesa aérea.
Fontes indicam que algumas versões do sistema de defesa aérea da IAI estão operacionais no Azerbaijão há alguns anos, e a demonstração mais recente incluiu as versões atualizadas mais recentes.
O Barak MX, é um sistema modular de defesa aérea projetado para enfrentar ameaças de mísseis e aeronaves, podendo sem implantado em plataformas marítimas e terrestres, tem se destacado como uma escolha popular para países enfrentando ameaças de seus vizinhos. Sua capacidade de integração simples com sensores existentes ou novos foi destacada durante o teste.
O Barak MX Land Deployable, que inclui componentes como o BMC, lançadores com interceptores e radares, pode ser operado a partir de infraestrutura permanente ou montado em caminhões para implantação em posições temporárias. A abordagem modular inovadora e baseada em software do Barak MX oferece flexibilidade excepcional na operação, tornando-o uma solução robusta para desafios contemporâneos em qualquer condição climática, durante o dia e a noite.
GBN Defense
com informações da IAI
0 comentários:
Postar um comentário