quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Cooperação Militar Irã-Rússia: Irã Recebe Caças Su-35, Aeronaves Yak-130 e Helicópteros Mi-28 em Intensificação da Parceria Estratégica

Nos últimos meses, temos acompanhando um aprofundamento da Cooperação Militar Irã-Rússia, onde já está sendo veiculada a informações de que a Rússia realizou a entrega de aeronaves Su-35 e Yak-130, além de Helicópteros Mi-28.

A colaboração estratégica no campo industrial de defesa entre o Irã e a Rússia atinge novos patamares com a confirmação do fornecimento de caças Su-35, aeronaves de treinamento Yak-130 e helicópteros de ataque Mi-28 ao Irã. A notícia foi anunciada pelo vice-ministro da Defesa do Irã, Mehdi Ferhi, em declarações à agência de notícias Tasnim.

O acordo abrange a entrega de caças Su-35, um marco significativo na cooperação bilateral. No entanto, os detalhes específicos do contrato, como a data de sua celebração e a quantidade exata de aeronaves envolvidas, não foram divulgados.

"Foi concluído o acordo relativo à entrega de aviões de guerra e helicópteros a serem adquiridos da Rússia. A chegada das aeronaves Yak-130, caças Sukhoi-35 e helicópteros de ataque Mi-28 ao país foi confirmada, e o processo continua", afirmou Ferhi.

Este desenvolvimento representa um aumento notável na cooperação militar entre os dois países, coincidindo com o contexto geopolítico da Invasão da Ucrânia pela Rússia. O embargo internacional de armas, em vigor por 13 anos, foi levantado em 2020, conforme estabelecido no acordo nuclear assinado por Teerã com os membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha em 2015.

O Irã, buscando modernizar sua Força Aérea, iniciou esforços para adquirir as aeronaves Su-35 da Rússia, com os tramites de aquisição concluídos em março de 2020. Após uma pausa temporária anunciada em julho pelo Ministro da Defesa, Mohammed Reza Ashtiyani, o processo foi retomado, culminando na recente entrega dos caças Su-35.

O Su-35, fabricado pela russa Sukhoi, é classificado como um caça multifuncional da geração 4++. Já o avançado treinador Yak-130, desenvolvido pela Yakovlev, foi entregue à Força Aérea Iraniana, conforme anunciado pela Agência de Notícias Tasnim em 2 de setembro.

O Irã, que historicamente enfrentou embargos que limitaram suas opções de aquisição de aeronaves de combate, possui em seu inventário modelos mais antigos, como F-4, F-5 e F-14 dos Estados Unidos, bem como caças russos MiG-29 e Su-24. O método de pagamento utilizado pelo Irã para essa transação não foi esclarecido, levantando questões sobre a possível adoção do formato de 'troca', considerando o fornecimento prévio de munições Shahid-136 à Rússia por parte do Irã.


GBN Defense  - A informação começa aqui

com agências de notícias

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger