segunda-feira, 16 de setembro de 2013

‘Brasil deve negociar com Rússia para retaliar EUA’


Comentário no “Jornal da CBN” sobre ameaça de cancelamento de visita da presidente Dilma aos Estados Unidos. É uma forma de pressionar Obama a se retratar e a fazer concessão ao Brasil. Dilma deveria negociar pacote militar com russos, anulando compra de caça americano. O T-50 da russa Sukhoi é mais moderno que o F-18 da Boeing. Ameaças funcionam na diplomacia, como mostra a crise sobre armas químicas na Síria.


FONTE: Blog do Kennedy


Nota do GBN: O interessante é que o Brasil esta com uma grande oportunidade de negociar um pacote mais extenso de Tranferência de Tecnologias, porém é uma faca de dois gumes, como tudo tem seus prós e contras.
 
No meu ponto de vista, a crise gerada pela descoberta da espionagem americana abre um leque de opções para criar um posicionamento firme, seja na questão das relações políticas entre Brasil e EUA, ou seja no campo econômico e consequentemente tecnológico, se levarmos em conta que tal fato atinge diretamente as conversas sobre um importante contrato que visa não apenas a aquisição de um vetor para nossa Força Aérea, mas uma parceria que envolve troca de conhecimentos e desenvolvimento de tecnologias sensíveis entre o Brasil e EUA.
 
Tal fato nos leva a um ponto muito importante, até que ponto temos de ser flexíveis?
 
O tabuleiro geopolítico mundial cada dia torna-se mais complexo e imprevisível, o Brasil se torna cada vez mais importante neste jogo, e diante do fortalecimento de sua economia e posição no tabuleiro, é preciso ter uma visão estratégica de longo prazo, visando não só o hoje, mas tentando antever as próximas jogadas, algo muito difícil, como já citei, mas o Brasil precisa buscar a independência em todos os sentidos, pois estamos crescendo e com isso começamos a cruzar interesses de outras nações, com isso enfrentaremos diversas formas de oposição devido a necessidade das mesmas em defender seus mercados e economia. Nesse jogo não vemos regras, lançam mão de espionagem, sabotagem, pressões políticas e econômicas para atingir seus interesses, para esse novo patamar de ameaças e disputas é que precisamos estar prontos.
 
A opinião de negociar com os russos seria uma boa forma de retaliar a posição negligente dos EUA em se retratar conosco devido ao escandalo de espionagem. Porém devemos analisar também os custos e os benefícios que essa posição nos traria, pois toda decisão deve ser tomada com vistas a ampliar a capacidade nacional, não apenas como ferramenta de disputa ideológica, pois economia e defesa são assuntos sérios e devem ser decididos com plena consciência política e economica para se obter uma resposta adequada a nossas necessidades.
 
Angelo Nicolaci - GBN GeoPolítica Brasil
Share this article :

2 comentários:

  1. No site aereo . jor . br está Jornal da CBN, agora que vejo que é GBN, mas eu concordo totalmente, se os Russos transferem a tecnologia, como no caso dos Franceses, teria que optar pelo melhor, e o melhor não é americano no caso F-18.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, foi a CBN que veiculo o comentário, nós do GBN reproduzimos e comentamos em nota abaixo do artigo. POis o GeoPolitica Brasil Noticias esta adotando a nova imagem GBN

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger