sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Operação Samaúma consolida avanço tecnológico do Brasil e certifica o reabastecimento em voo entre o Gripen e o KC-390

A Força Aérea Brasileira concluiu com êxito a Operação Samaúma, uma das campanhas de ensaios em voo mais relevantes já realizadas pelo Comando da Aeronáutica nos últimos anos. Conduzida entre outubro e novembro nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP), a operação certificou o reabastecimento em voo entre o caça F-39 Gripen e o avião multimissão KC-390 Millennium. Coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a campanha reuniu especialistas da FAB, Embraer e SAAB, marcando um passo decisivo para a autonomia operacional do país.

A certificação desse tipo de operação representa um salto estratégico para o poder aéreo nacional. O reabastecimento em voo possibilita que aeronaves de caça permaneçam por longos períodos sobre áreas de interesse, ampliando alcance, mobilidade e capacidade de resposta a qualquer ameaça aérea no vasto território brasileiro. Com o apoio do KC-390, o Gripen pode atingir rapidamente regiões distantes, incluindo fronteiras amazônicas a mais de 3.000 quilômetros da Base Aérea de Anápolis, onde está sediado o esquadrão brasileiro.

Além de ampliar a prontidão em cenários de defesa aérea, a certificação também fortalece o emprego do Gripen em missões complexas, como Patrulhas Aéreas de Combate e operações compostas (COMAO). Em tais situações, o caça pode realizar diversos ciclos de reabastecimento em voo, permanecendo por longos períodos na área designada para proteger outras aeronaves em missão de reconhecimento, ataque, lançamento de paraquedistas ou infiltração de tropas.

Durante a Operação Samaúma, foram avaliados diferentes perfis de voo e configurações do Gripen, inclusive com mísseis, bombas e tanques externos. Os testes incluíram manobras em múltiplas altitudes e velocidades, garantindo análise completa de estabilidade, controle e compatibilidade dos sistemas durante o contato com a cesta de reabastecimento do KC-390. Cada etapa foi validada com foco em segurança e precisão, requisitos essenciais para operações reais.

A certificação desse tipo de operação exige uma análise rigorosa. Trata-se de uma das manobras mais sensíveis da aviação militar, realizada com aeronaves voando lado a lado a alta velocidade, com margens mínimas para qualquer instabilidade estrutural ou falha de sistema. Por isso, antes da certificação do par, foi necessária a qualificação do Gripen como aeronave recebedora. Os dados obtidos na campanha estão sendo analisados pela autoridade militar sueca, responsável por validar essa capacidade no caça. Já o KC-390, que operou como aeronave reabastecedora, possui qualificação prévia e já é certificado para reabastecer F-5, A-1 e outras aeronaves KC-390.

Para o DCTA, a Operação Samaúma representa um momento histórico ao unir duas das principais vitórias tecnológicas da indústria de defesa brasileira: o KC-390, desenvolvido integralmente pela Embraer, e o Gripen, cuja fabricação nacional avança em parceria com a SAAB. Segundo o coordenador-geral da operação na FAB, coronel aviador George Luiz Guedes de Oliveira, a campanha exemplifica o resultado de esforços integrados e demonstra o fortalecimento da autonomia industrial e operacional do país.

A campanha também destacou a importância das instituições do DCTA, como o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). O IPEV reuniu pilotos e engenheiros especializados em ensaios em voo — profissionais altamente capacitados, formados no próprio instituto, referência mundial na formação de especialistas civis e militares. O IFI, autoridade certificadora militar nacional, analisará os dados para emitir a certificação internacionalmente reconhecida do par KC-390 e Gripen.

A operação mobilizou cerca de 40 militares e envolveu o DCTA, IPEV, IFI, CINDACTA I, PAMA-SP, Base Aérea de Anápolis, Embraer e SAAB. O trabalho conjunto, realizado ao longo de mais de um ano de coordenação técnica entre Brasil e Suécia, garantiu sinergia, segurança e eficiência nos ensaios.

Pilotos e engenheiros das três instituições ressaltaram o valor da experiência. Para o Tenente-Coronel David Escosteguy, piloto de ensaios da FAB, a participação em uma campanha dessa complexidade representa o ápice da carreira técnica. Já para Johan Kaliff, gerente da campanha de ensaios em voo da SAAB, o trabalho conjunto ao longo de quase dezoito meses demonstrou a maturidade da cooperação e o alto nível de integração entre as equipes. O engenheiro da Embraer, Rafael Testi, destacou que a certificação reforça o protagonismo do KC-390 no mercado internacional e expressa o nível tecnológico que o Brasil alcançou.

Além da importância operacional, a Operação Samaúma reforça a consolidação da Base Industrial de Defesa. A certificação do reabastecimento em voo entre duas aeronaves estratégicas, ambas com participação da indústria nacional, coloca o Brasil em um restrito grupo de países capazes de desenvolver, testar e certificar sistemas avançados de defesa.

O nome da operação, inspirado na Samaúma, árvore emblemática da Amazônia, simboliza a solidez das equipes envolvidas e a profundidade das raízes tecnológicas que sustentam os projetos estratégicos da FAB.

A conclusão bem-sucedida da Operação Samaúma reafirma a capacidade do país de conduzir programas de alta complexidade com independência técnica, robustez industrial e integração internacional. Um marco para a soberania, para a aviação de combate e para o futuro da Defesa brasileira.


GBN Defense - A informação começa aqui

com FAB

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