O agrupamento temporário entre Leonardo e Rheinmetall, por meio da joint venture Leonardo Rheinmetall Military Vehicles (LRMV), formada em participação igualitária entre as duas empresas, recebeu o primeiro contrato para o fornecimento de 21 veículos A2CS Combat ao Exército Italiano. A previsão é de que o primeiro blindado seja entregue até o final de 2025.
O pedido consolida o início da cooperação industrial entre Itália e Alemanha no campo dos sistemas de defesa terrestre, reforçando o desenvolvimento conjunto de capacidades e tecnologias voltadas à modernização das forças armadas europeias.
O presidente executivo da LRMV, David Hoeder, destacou a importância deste contrato inicial para a consolidação da parceria entre as duas empresas: “Este primeiro pedido conjunto, após a decisão de criar uma joint venture entre a Rheinmetall e a Leonardo, é um marco importante. Ele aproxima as duas empresas, assim como dois dos maiores países da Europa. A cooperação deixou de ser opcional, ela é a própria essência da soberania estratégica europeia.”
O CEO da joint venture, Laurent Sissmann, também ressaltou o significado do acordo como primeiro resultado concreto da integração industrial entre as duas fabricantes. “Temos satisfação em anunciar este primeiro passo da sinergia industrial entre Leonardo e Rheinmetall. Trabalharemos lado a lado para fornecer veículos blindados de última geração, capazes de operar em cenários operacionais modernos.”
O contrato prevê o fornecimento de 21 veículos blindados sobre lagartas, sendo cinco unidades do Lynx KF-41 da Rheinmetall equipadas com torre Lance, e outras 16 unidades utilizando o mesmo chassi, porém configuradas com a torre Hitfist 30 mm da Leonardo. O acordo inclui ainda a modernização de toda a frota para essa última configuração, além de uma opção para mais 30 veículos adicionais e o fornecimento de sistemas de treinamento e simulação para capacitação das equipes. Os blindados são totalmente digitalizados e projetados para atender aos requisitos de operações multidomínio, reunindo tecnologias avançadas disponíveis no mercado.
O fornecimento integra o programa A2CS – Army Armoured Combat System, anteriormente denominado AICS – Armoured Infantry Combat System, que prevê a aquisição de um total de 1.050 veículos blindados de combate. Este esforço, somado ao programa de desenvolvimento do novo carro de combate principal do Exército Italiano, representa um passo decisivo para a renovação da frota de veículos pesados da força terrestre.
Em termos industriais, este contrato reforça a tendência de consolidação europeia na área de defesa terrestre, estimulando sinergias entre fabricantes do continente para fortalecer a base industrial de defesa e ampliar a autonomia tecnológica europeia. Embora ainda em fase inicial, a parceria entre Leonardo e Rheinmetall indica um movimento alinhado aos objetivos de cooperação e interoperabilidade no âmbito europeu.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário