A 6ª Divisão de Exército (6ª DE) concluiu, na última sexta-feira (24), a Operação Passo da Pátria, um dos mais relevantes exercícios militares realizados pela Força Terrestre no Sul do país em 2025. Ao longo de uma semana, cerca de 2 mil militares e 310 viaturas foram empregados em um intenso programa de adestramento, que integrou diferentes capacidades de combate e apoio, reforçando a prontidão operacional da Divisão.
O exercício ocorreu no Campo de Instrução de Butiá e em áreas compreendidas entre os municípios de São Jerônimo, Butiá, Minas do Leão e Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Com participação de tropas de Artilharia, Infantaria, Engenharia, Inteligência e Polícia do Exército, a operação simulou um cenário de conflito entre dois países fictícios, denominados “Azul” e “Laranja”, em meio a tensões político-militares. O objetivo central consistiu na defesa do país Azul, com o emprego de tropas blindadas, mecanizadas e motorizadas em ambiente de combate convencional.
O planejamento contemplou uma série de ações coordenadas, como reconhecimentos aéreos, integração da Aviação do Exército (AvEx) com unidades de Cavalaria Mecanizada, atuação da Engenharia Militar no apoio à mobilidade e contramobilidade, e emprego de sistemas de defesa antiaérea. O ponto culminante do exercício ocorreu na quinta-feira (23), com a execução de tiro real de artilharia calibre 105 mm e de morteiro pesado 120 mm. Na sequência, uma ação de contra-ataque com apoio aéreo da Aviação do Exército encerrou a atividade.
Participaram da Operação Passo da Pátria:
-
3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada
-
8ª Brigada de Infantaria Motorizada
-
Artilharia Divisionária da 3ª Divisão (AD/3)
-
1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx)
-
4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E)
-
1º Batalhão de Inteligência Militar (1º BIM)
-
3º Batalhão de Polícia do Exército (3º BPE)
A mobilização reforça o compromisso do Exército Brasileiro com a manutenção de elevados padrões de adestramento, garantindo que suas tropas estejam preparadas para atuar em diferentes cenários operacionais, preservando a soberania nacional e assegurando capacidade de pronta resposta a ameaças convencionais e emergentes.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Exército Brasileiro
.jpg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpg)


0 comentários:
Postar um comentário