O Exército americano transferiu o controle do espaço aéreo de Bagdá às autoridades iraquianas, que com este passo já têm sob sua supervisão todo o céu do país, algo inédito desde 2003, informou o comando militar dos Estados Unidos nesta quinta-feira.
No último dia 1º, as Forças Armadas americanas passaram a gestão do espaço aéreo do setor Bagdá/Balad, o mais movimentado e complexo do país, à Autoridade de Aviação Civil do Iraque, segundo um comunicado do comando americano.
O Exército dos EUA ressaltou que esta medida é fruto de vários anos de colaboração para criar um sistema de controle aéreo iraquiano autossuficiente, no marco das iniciativas conjuntas para apoiar a soberania e o desenvolvimento econômico do Iraque.
O comunicado acrescenta que formadores americanos e britânicos treinaram os controladores iraquianos para administrar o tráfego aéreo em Bagdá e nos outros cinco aeroportos internacionais do país.
Atualmente, as autoridades iraquianas estudam a permanência de treinadores e formadores americanos depois do fim deste ano, quando expira o prazo para a retirada das tropas dos EUA, segundo o acordo assinado entre Washington e Bagdá em dezembro de 2008.
Fonte: EFE


.jpg)


Ainda tem esquerdalha que acha que os EUA não tem planos para redemocratização do oriente medio... acham que são como os russos que ao entrarem nunca mais saem...
ResponderExcluir