terça-feira, 18 de outubro de 2011

Exército do Brasil exibe suas novas armas


O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) realizou no dia 11 de outubro, no Campo de Provas da Marambaia (RJ), um evento de exibição de novos equipamentos e armas em processo de desenvolvimento e integração aos meios de ação da Força. Entre outras iminentes autoridades civis e militares, o evento contou com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, do comandante do Exército Brasileiro (EB), general Enzo Martins Peri e de uma comitiva do Exército Argentino.

(VBTP) Guarani
Na ocasião, foi realizada uma demonstração de tiro real com a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani, cujo desenvolvimento esta sendo realizado conjuntamente pelo Centro Tecnológico do Exército (CETEx) e o consórcio Fiat-Iveco. As demonstrações de tiro consistiram no disparo do canhão de 30 mm UT 30 BR instalado em uma torre estabilizada não tripulada integrada ao Guarani.
Canhão de 30 mm UT 30 BR — Torre estabilizada não tripulada integrada ao (VBTP) Guarani
Esses disparos foram executados contra alvos posicionados a 150, 500 e 1500 metros de distância, operação que resultou em acertos precisos de alvos móveis localizados a 1000 metros graças à pontaria executada pela mira eletrônica instalada no novo blindado. Pesando 18 toneladas, dotado de tração 6×6 e capacidade de transportar 11 soldados além de dois condutores, o Guarani deverá substituir os EE-9 Cascavel e EE-11 Urutu atualmente em serviço no EB, e sua produção seriada, que prevê 2044 exemplares, deverá começar no segundo semestre de 2012.

O evento marcou também a entrega dos dois primeiros radares transportáveis de vigilância aérea de baixa altitude SABER M 60 desenvolvido pela brasileira Orbisat. Essas unidades fazem parte de um lote de nove equipamentos encomendados pelo EB e serão operados pela  Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (sediada na Vila Militar, no Rio de Janeiro) e pelo 2º Grupo de Artilharia Antiaérea, localizada em Praia Grande (SP). Serão empregados na proteção de áreas sensíveis onde as medidas de segurança do espaço aéreo necessitam ser redobradas, como os locais onde acontecerão os grandes eventos esportivos marcados para 2013, 2014 e 2016.

Novo fuzil  IA2 da Imbel 7,62mm e 5,56mm
Além do Guarani e do SABER M-60, foi exibido para as autoridades presentes o novo fuzil IA2 da Imbel. A arma será produzida nos calibres 7,62mm e 5,56mm obedecendo as mais rigorosas normas operacionais internacionais, incluindo comprovada resistência aos efeitos de ambientes marinhos e arenosos ou dominados por densa poeira, bem como extremamente úmidos e gelados. Atendendo também as exigências de baixo peso, a arma combina durabilidade estrutural com efetiva operacionalidade dependendo apenas de munição 100% nacional.

Fonte: Tecnologia & Defesa via Plano Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger