domingo, 21 de janeiro de 2024

Marinha do Brasil Promove Ação Cívico-Social em Fortaleza durante Exercício "Aspirantex 2024"

A Marinha do Brasil (MB), instituição secular responsável pela defesa do nosso litoral contra ameaças internas e externas, além de desempenhar atividades de fiscalização marítima, esteve em destaque neste final de semana em Fortaleza, Ceará. As ações realizadas pela Marinha, durante o exercício "Aspirantex 2024", não se limitaram apenas aos treinamentos militares, mas incluíram uma significativa participação social na comunidade local.

O Capitânia da Esquadra, Navio-Aeródromo Multipropósito "Atlântico", principal navio de nossa Esquadra, atracou no porto de Fortaleza, acompanhado pela Fragata "Liberal", como parte do Grupo-Tarefa envolvido no exercício. Este grupo, liderado pelo NAM "Atlântico", é composto também pelas Fragatas "Defensora", "Constituição", "Independência" e "União". Estas últimas não marcaram presença em Fortaleza, mas participaram de atividades públicas em outros portos do nordeste, e contribuem para os exercícios militares visando o treinamento de suas tripulações, além de 170 aspirantes da Escola Naval, oito cadetes do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), buscando fortalecer o intercâmbio entre as três forças armadas brasileiras.

Outros meios militares envolvidos no exercício incluem a Corveta “Júlio de Noronha”, o Submarino “Tikuna”, dois helicópteros UH-12 “Esquilo”, dois UH-15 “Super Cougar”, dois SH-16 “Seahawk”, dois AH-11B “Wild Lynx”, um IH-6B "Bell Jet Ranger III", dois caças AF-1 “Skyhawk” (A-4KU) e um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado Embarcado (SARP-E) RQ-1 “ScanEagle”, operando a partir do Navio-Patrulha Oceânico “Apa”. Além de Fortaleza, o exercício abrange também as cidades de Natal (RN), Cabedelo (PB), Recife (PE), Maceió (AL) e Salvador (BA).

Antecedendo a visita do NAM "Atlântico" em Fortaleza, ocorreu, de forma inédita na cidade, a Ação Cívico-Social (ACISO), em que militares da Marinha prestaram assistência médica e social à população local. No dia 19 de janeiro, as atividades incluíram apoio à manutenção da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral “Matias Beck” e doações de alimentos e itens de higiene pessoal a uma casa de acolhimento para idosos. Além disso, foi realizada uma doação de sangue em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE).


No dia 20, a bordo do NAM "Atlântico", aconteceram atendimentos médicos e odontológicos gratuitos, pré-agendados pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Os agendados foram recebidos nas instalações do navio, onde tiveram acesso a atendimento ambulatorial de diversas especialidades médicas, coleta de sangue para exames laboratoriais, atendimento odontológico, e orientações sobre saúde bucal e higiene. O Comandante do "Atlântico", Capitão-de-Mar-e-Guerra Eugênio Campos Huguenin, ressaltou a importância dessas ações, destacando o impacto positivo na divulgação do trabalho social da Marinha em diversas regiões do Brasil, incluindo a Amazônia, o Rio Paraguai e o Pantanal brasileiro.

E o GBN Defense esteve presente com nosso parceiro e grande amigo Luiz Reis, editor do Canal Militarizando, que colaborou conosco, nos enviando informações e imagens da estada do NAM "Atlântico" em Fortaleza, acompanhando de perto o ACISO e as atividades desenvolvidas neste final de semana.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger