quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Marinha do Brasil deu inicio a Operação ASPIRANTEX-2024

A Marinha do Brasil (MB) deu início à Operação ASPIRANTEX-2024 na manhã desta quinta-feira, quando os navios envolvidos na manobra que é uma das mais importantes do calendário de exercícios da Marinha do Brasil, deixaram o Rio de Janeiro rumo ao nordeste do Brasil. A Operação ASPIRANTEX-2024 ocorrerá entre os dias 11 de janeiro e 2 de fevereiro, cobrindo a área marítima do Rio de Janeiro ao Ceará. Dividida em fases de mar e porto, a operação tem como objetivo primordial aprimorar o treinamento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, proporcionando aos Aspirantes da Escola Naval uma valiosa experiência em mar aberto.

Na fase de mar, que abrangerá as Águas Jurisdicionais Brasileiras, nossa Amazônia Azul, estão programados exercícios militares estritamente voltados para as tarefas fundamentais do Poder Naval, com ênfase na presença estratégica na região.

A fase de porto oferecerá à população a oportunidade única de visitar os navios participantes. As datas para visitação pública são 21 de janeiro nas cidades de Cabedelo (PB), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE), e 28 de janeiro em Maceió (AL) e Salvador (BA).

Paralelamente aos exercícios, a MB realizará ações cívico-sociais em Fortaleza-CE durante a fase de porto. Em 19 de janeiro, militares prestarão assistência à Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Matias Beck, realizando serviços de pintura, reparos hidráulicos e elétricos. Além disso, serão doados alimentos e itens de higiene pessoal para uma casa de acolhimento de idosos, e uma campanha de doação de sangue será realizada no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará.

De maneira inovadora, em 20 de janeiro, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, serão oferecidos atendimentos médico e odontológico gratuitos, pré-agendados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os profissionais de imprensa interessados poderão participar da cobertura do evento, acompanhando as ações e conhecendo de perto os principais navios da Esquadra brasileira. As informações detalhadas para o credenciamento dos jornalistas serão divulgadas oportunamente.

A ASPIRANTEX-2024 contará com a participação de diversos meios navais e aeronavais, incluindo o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (Capitânia da Esquadra Brasileira), Fragatas, Corveta, Submarino, helicópteros, caças e aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo, cerca de 2.300 militares participarão da operação, incluindo 200 Aspirantes da Escola Naval, distribuídos pelos navios envolvidos, sendo um importante momento na vida destes futuros oficiais de Marinha, pois será o momento em que definirão o futuro de suas carreiras, realizando a opção entre Armada, Corpo de Fuzileiros Navais e Intendência.

A Operação ASPIRANTEX-2024 representa um importante momento de treinamento e integração das forças navais brasileiras, reforçando o comprometimento da Marinha do Brasil com a segurança e o bem-estar da população ao longo da costa brasileira.


GBN Defense - A informação começa aqui

com informações da Agência Marinha

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger