segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

ANKA-3: A Nova Geração de SARP Realiza Seu Primeiro Voo com Sucesso

A indústria de defesa turca registra mais um avanço significativo com o bem-sucedido voo do ANKA-3, a mais recente adição à família de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) da Turkish Aerospace Industries (TAI). Desenvolvido como parte de uma série de esforços contínuos no domínio das aeronaves não tripuladas, o ANKA-3 destaca-se pelo seu inovador design de asa voadora.

O voo inaugural, que ocorreu no último dia 28 de dezembro, teve a duração impressionante de 1 hora e 10 minutos, durante os quais o ANKA-3 atingiu uma altitude de 8 mil pés e alcançou uma velocidade de 150 nós. Às 8h38 da manhã, a aeronave cruzou a pista, realizando com sucesso o teste de pista durante o voo. Acompanhando esse marco histórico estavam a Aeronave de Treinamento Básico HÜRKUŞ e o VANT ANKA, ambos desenvolvidos pelas Indústrias Aeroespaciais Turcas.

O ANKA-3, equipado com um motor Turbofan sem cauda vertical, demonstra uma capacidade multifuncional impressionante. Este sistema UAV de última geração oferece recursos abrangentes, incluindo reconhecimento, vigilância e inteligência; ataque com diversas munições ar-terra; capacidade de caçar presas, incluindo helicópteros, aviões a hélice e UAVs inimigos com munição ar-ar; neutralização de radares emissores de RF inimigos e sistemas de defesa aérea; proteção de forças amigas no ar e em terra; inteligência de sinais e comunicações; guerra eletrônica; operação e retransmissão de comunicação, entre outras tarefas.

A capacidade de carga útil do ANKA-3 é notável, podendo transportar até 650 kg de munição em cada uma das duas estações de armas da fuselagem, 650 kg em cada uma das estações internas da asa e 100 kg em cada uma das estações externas. Essa versatilidade permite a integração de diversas opções de munições, desde as mais utilizadas em sistemas aéreos remotamente pilotados contemporâneos até munições de grande porte como SOM-J, MK-82 e SDB.

Em termos de desempenho, o ANKA-3 não decepciona, com uma velocidade máxima de cruzeiro de 0,7 Mach, uma base de altitude impressionante de 40.000 pés, capacidade de carga útil de 1200 kg e uma capacidade de permanência no ar de até 10 horas.

O Gerente Geral da TAI, Prof. Dr. Temel Kotil, expressou sua satisfação com o sucesso do primeiro voo, desejando boa sorte e destacando o impacto estratégico da presença de um UAV no céu que proporciona visibilidade ao inimigo sem ser visto. Este marco representa um avanço significativo na capacidade de defesa e segurança da Turquia, reforçando sua posição como líder no desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais avançadas.

Dados Técnicos do ANKA-3:

  • Duração do Primeiro Voo: 1 hora e 10 minutos
  • Altitude Atigida: 8 mil pés
  • Velocidade Alcançada: 150 nós
  • Motor: Turbofan sem cauda vertical
  • Capacidade de Carga Útil: 650 kg (fuselagem), 650 kg (asa interna), 100 kg (asa externa)
  • Desempenho: Velocidade máxima de cruzeiro de 0,7 Mach, Base de altitude de 40.000 pés, Capacidade de carga útil de 1200 kg, Tempo de permanência no ar de até 10 horas.



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