quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Krav Maga - Mestre Kobi completa 50 anos de dedicação a técnica israelense de defesa pessoal

Nosso editor, Angelo Nicolaci, recebeu recentemente um convite da Federação Sul Americana de Krav Maga, em especial do Mestre Kobi, que neste ano de 2018 comemora 50 anos dedicados ao Krav Maga.  

A técnica que surgiu em meados dos anos 40, desenvolvida por Imi Lichtenfeld em Israel, o Krav Maga foi criado para permitir ao seu usuário métodos de defesa eficazes independente de fatores como tamanho ou força do oponente, possibilitando se defender de agressões de diversos tipos e em variados cenários, seja contra oponente armado ou desarmado e até mesmo contra ataques terroristas e situações com reféns. 

A "mística" do Krav Maga teve grande impulso com seu emprego pelas recém criadas Forças de Defesa de Israel (IDF), onde inicialmente fora difundida como filosofia de defesa adotada em principio exclusivamente pelas forças de elite de Israel. Mas a partir de 1964 estas restrições foram abolidas e as técnicas passaram a integrar o treinamento de todas as tropas israelenses e mesmo civis.

Os princípios do Krav Maga começaram a ser desenvolvidos ainda durante a Segunda Guerra Mundial, quando a Europa estava mergulhada no mais sangrento conflito da história humana, onde o povo judeu sofre intensa e covarde perseguição por parte dos nazistas, e a partir das experiências colhidas nestes anos sombrios, se desenvolveu e amadureceu a técnica, que veio a ser finalmente apresentada em Israel, onde em 1948 foi adotada como a filosofia de defesa pelo Tzahal, serviço militar israelense, polícia e serviço secreto. No início era restrito apenas à elite militar mas a partir de 1964 foi liberado o ensino aos militares em geral e à população civil dentro do Estado de Israel.


O Krav Maga no Brasil

A técnica israelense ganhou notoriedade pelos quatro cantos do mundo, sendo empregada por diversas unidades de elite e forças especiais nos mais diversos países. Mas no Brasil o Krav Maga chegou de fato nos anos 90, trazido pelo conceituado Mestre Kobi, o primeiro faixa preta saiu de Israel para difundir o Krav Maga, que fundou em 1990 a Federação Sul-Americana de Krav Maga, sendo o único representante da arte na América do Sul.

O Mestre Kobi iniciou seu treinamento em Krav Maga no ano de 1968, tendo sido treinado pelo próprio Imi Lichtenfeld, fundador do Krav Maga, o qual contemplou a necessidade de dar continuidade à sua obra e transmiti-la ao resto do mundo e perpetuando para as próximas gerações, onde o Mestre Kobi seria um desses contemplados.

Até o ano de 1987, o Krav Maga não podia ser ensinado fora de Israel por se tratar de uma técnica exclusivamente israelense, mas após vários pedidos de países aliados á Israel, finalmente essa restrição fora suspensa. Vários países solicitaram cursos e obtiveram grande sucesso e aceitação.


A Federação Sul Americana de Krav Maga possui uma equipe altamente especializada para o treinamento de agentes de segurança de qualquer natureza, tipo ou nível, possuindo experiência em treinamento onde em 27 anos de atuação ministraram centenas de cursos, destacando o emprego da técnica pelas  Forças Especiais do Exército Brasileiro, Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro (BOPE), unidade de proteção VIP da presidência da República e unidades antiterrorismo da Marinha do Brasil.

O Mestre Kobi desempenhou um papel vital para o Krav Maga, e nesses 50 anos de atuação, escreveu quatro livros e foi reconhecido pelo seu trabalho, recebendo importantes honrarias, como as Medalhas "Pedro Ernesto", " Mérito Legislativo", "Tiradentes" e o Título de  Colaborador Emérito do Exército Brasileiro.

O GBN News irá publicar uma série de matérias especiais sobre o Mestre Kobi e o Krav Maga neste ano comemorativo, e convidamos nossos leitores para acompanhar conosco a história dessa técnica revolucionária e o seu maior expoente em nosso continente.


GBN News - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger