quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Obama promete nova era de comprometimento dos EUA com mundo


O presidente Barack Obama prometeu na quarta-feira uma nova era de comprometimento dos Estados Unidos com o mundo e pediu a ajuda global para frear os programas nucleares do Irã e da Coreia do Norte e para a guerra norte-americana no Afeganistão.
"Aqueles que costumavam criticar a América por agir sozinha no mundo não podem agora aguardar e esperar que a América resolva os problemas do mundo sozinha", disse Obama em seu primeiro discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Obama pediu que os líderes mundiais unam-se a ele, afirmando que é o momento para que muitos se movimentem para além de "um antiamericanismo quase reflexivo, que com muita frequência serviu como desculpa para a falta de ação coletiva."
O líder norte-americano, que será o anfitrião de uma cúpula do Grupo dos 20 em Pittsburgh esta semana, também prometeu trabalhar com os aliados a fim de fortalecer a regulamentação financeira para "pôr um fim à cobiça, ao excesso e ao abuso que nos levaram ao desastre".
Obama esteve entre os primeiros oradores importantes do encontro deste ano da ONU, que reúne mais de 100 chefes de Estado e de governo para discutir questões que vão da proliferação nuclear e o terrorismo internacional até a mudança climática e a pobreza global.
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe -- todos críticos à política externa dos EUA -- devem participar do encontro, prometendo contestar o ponto de vista de Obama.
Na abertura do encontro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, instou aos delegados a colocarem suas diferenças de lado.
"Se já houve um momento de agir dentro de um espírito de multilateralismo renovado -- um momento de criar uma Organização das Nações Unidas de ação coletiva genuína --, este momento é agora", afirmou ele.

Fonte: Agência Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger