sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Acidente com caças não interfere em negociação, diz Jobim


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta sexta-feira que o acidente com dois caças franceses do modelo Rafale ontem não interfere nas negociações conduzidas pelo governo brasileiro para a aquisição de aeronaves dessa natureza. Dois jatos Rafale, de fabricação da francesa Dassault, caíram no mar Mediterrâneo durante um voo de teste. Um piloto foi resgatado e outro ainda está desaparecido.

"Não interfere absolutamente em nada. Isso é uma avaliação que tem que ser feita pela Força Aérea. O prazo de (apresentação de) propostas foi para o dia 2. A questão dos acidentes é normal. (Mesmo sem as causas do acidente definidas) continua o mesmo processo. Talvez seja um problema de exercício, um erro humano, mas não há problema nenhum", afirmou o ministro após participar da apresentação da aeronave Embraer 190, que integrará a frota do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em substituição ao chamado "Sucatinha". A FAB informou nesta sexta-feira ter pedido à francesa Dassault que envie informações sobre as investigações do acidente.

A disputa para que o Brasil anuncie a empresa que irá fornecer os caças à Força Aérea Brasileira (FAB) se intensificou nas últimas semanas com notícias, depois desmentidas pelo governo brasileiro, de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, teria telefonado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e oferecido garantias de transferência de tecnologia para que o Brasil escolhesse comprar da americana Boeing aeronaves caça F-18 Super Hornet.

Oficialmente a sueca Saab confirmou que assegura ao Brasil a prerrogativa de comprar os Gripen NG e pagar apenas a metade do preço, mas o governo brasileiro já anunciou a decisão política de negociar preferencialmente para adquirir os Rafale, produzidos pela francesa Dassault.

A Aeronáutica informou nesta sexta-feira (25) que enviou uma carta para a fabricante dos caça Rafale, a empresa francesa Dassault, pedindo que mantenha a comissão do comando da Aeronáutica encarregada da compra dos novos caças da Força Aérea Brasiliera (FAB) informada sobre o andamento das investigações do acidente com dois aparelhos da marca.

Os dois aviões caíram nesta quinta-feira (24) no Mar Mediterrâneo, após partirem do porta-aviões Charles-de-Gaulle da marinha francesa. O acidente ocorreu às 13h de Brasília, a cerca de 30 km a leste de Perpignan (sul da França), durante uma simulação de missão do qual participavam os dois aparelhos.

A Dassault disputa com a empresa sueca Saab e a norte-americana Boeing o fornecimento de aviões de combate da FAB. O negócio está avaliado em pelo menos US$ 4 bilhões.

Fonte: Terra Noticias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger