domingo, 15 de outubro de 2023

Bayraktar TB3 prestes a se tornar primeiro SARP embarcado de sua categoria


A nova variante do sistema aéreo remotamente pilotado (SARP) turco, Bayraktar, projetado para operações embarcadas, denominado Bayraktar TB3, está em contagem regressiva para realização do seu primeiro vôo. Os primeiros testes de solo foram  concluídos com sucesso. 

Os preparativos da Baykar que pretende ser a primeira fabricante no mundo a oferecer um SARP com capacidade de pouso e decolagem a partir de navios aeródromos com pista curta, estão em fase avançada, e em breve o Bayraktar TB3, entrará para história como o primeiro SARP de sua categoria a ser capaz de  decolar e pousar de navios de pista curta como o TCG Anadolu. 

O Bayraktar TB2 terá maior capacidade de carga útil que o que o TB3, devido as asas características do Bayraktar TB3 que serão dobráveis para facilitar a operação embarcada. 


O Bayraktar TB3 foi desenvolvido sobre a mesma plataforma do Bayraktar TB2 o que resultou em pouco tempo para seu desenvolvimento. Contando com asas dobráveis, carga útil SATCOM, peso de decolagem de 1.450 kg, autonomia de 24 horas, 6 estações de armas e capacidade de operar em grandes altitudes. O TB3 é a solução turca para as operações aéreas embarcadas com aeronaves remotamente pilotadas armadas.

Sendo um destaque na corrida tecnológica entre Turquia, EUA e Israel para colocar no ar o primeiro SARP Armado capaz de operar embarcado.


Bayraktar TB3, opção para o Brasil?

A Marinha do Brasil tem realizado estudos visando a obtenção de um novo SARP para operar a partir do seu capitânia, o NAM Atlântico, que apresenta dimensões similares ao turco TCG Anadolu. A solução de operar SARP armados, garantiria uma maior capacidade dissuasória a armada brasileira.

O Bayraktar TB3 apresenta características compatíveis com as necessidades brasileiras, o que o coloca sob nossos atentos olhares.



Conheça as características do TB3

Envergadura:   14 metros

Comprimento: 8,35 metros

Altura: 2,6 metros

Peso de decolagem: 1.450kg

Carga Útil: 280kg

Velocidade de Cruzeiro: 125 nós

Velocidade Máxima: 160 nós

Autonomia: 24 horas on station

Capacidade de decolagem e pouso em  navios aeródromos de pista curta

Pouso e Decolagem Automáticos

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger