segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Munição de morteiro guiada "Iron Sting" estreia no campo de batalha

 


As Forças de Defesa de Israel (IDF) empregaram pela primeira em combate a munição de morteiro guiada "Iron Sting", desenvolvida pela israelense Elbit Systems, disparando contra objetivos em Gaza e no Líbano. 

A munição especial possui um alcance entre 1 e 12 km, dependendo do tubo de morteiro.

Segundo a Elbit Systems. o "Iron Sting" conta com três modos de operação (GPS/IMU, SAL+GPS/IMU e SAL+IMU) que entregam capacidades robustas em todos os cenários de emprego em combate. O "Iron Sting" está equipado com um sensor laser com pulso padrão (NATO STANAG 3722) e um diodo laser CW codificado, que é leve e econômico, adequado para pequenos drones e SARPs.

A ogiva pode penetrar Concreto Duplo Reforçado (RDC) e tem efeito de explosão e fragmentação. A munição de morteiro incorpora um detonador multimodo com modos de operação Point Detonation (PD), Point Detonation Delay (PDD) e sensor de proximidade (PRX). O tempo de carregamento e disparo é de apenas 15 segundos e não são necessários dados meteorológicos.

O "Iron Sting" é um sistema que oferece tiro de precisão, com a munição de morteiro empregando laser e GPS para atingir alvos com precisão, minimizando danos colaterais. Graças ao sistema em rede, o morteiro pode atingir vários alvos simultaneamente e em tempo real.

Esta avançada munição de morteiro é lançada a partir do sistema de morteiro “Cardom”, montado em um blindado M113, e do sistema “Cardom Spear”, que pode ser montado em uma viatura HUMVEE.

O "Cardom" está equipado com um avançado Sistema de Controle de Tiro (FCS) embarcado, combinando um Sistema de Navegação Inercial (INS), acionamentos elétricos para lançamento automático e um computador balístico de bordo. Ele se integra facilmente a um Sistema de Gerenciamento de Batalha (BMS) em serviço, fornecendo um link digital direto para modernos sensores de aquisição de alvos de observadores avançados (FO), incluindo SARPs, radares e outros sistemas de detecção. De acordo com a Elbit Systems, o "Cardom" pode disparar um “primeiro tiro no alvo” dentro de 30-60 segundos e tem uma cadência de tiro de até 16 tiros por minuto.

Esta nova munição de morteiro é compatível com a versão atualizada do "Cardom, o Spear MK2", uma iteração aprimorada do sistema de morteiro Spear operacionalmente comprovado, o sistema de morteiro modular totalmente autônomo de 120 mm. O Spear MK2 possui alta capacidade de redução do recuo. De acordo com a Elbit Systems, o sistema atualizado oferece melhor consciência situacional, cobertura de área mais ampla, implantação rápida e possui ativação autônoma ou manual, exigindo apenas dois a três militares para sua operação. O sistema de morteiro pode ser implantado e operacional em apenas sessenta segundos, apresentando um sistema de comando e controle que fornece gerenciamento de campo de batalha e capacidades de consciência situacional, priorização de missões de fogo e monitoramento de designação de pessoal.

O "Iron Sting" foi projetado para engajamento preciso de alvos tanto em terreno aberto quanto em ambientes urbanos, ao mesmo tempo que reduz o risco de danos colaterais e danos a não combatentes. A sua utilização operacional, dizem os gestores do programa, transformará a guerra terrestre e equipará os batalhões com poder de fogo orgânico, preciso e eficaz.


GBN Defense - Com Elbit Systems

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger