quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Hürjet realiza com sucesso teste de pós-combustor e avança rumo a certificação


A Turkish Aerospace Industrie (TAI), anunciou que o Hürjet, a primeira aeronave supersônica desenvolvida e produzida pela Turquia, concluiu com sucesso os testes de pós-combustão e arremetida. Uma etapa importante no programa de desenvolvimento da nova aeronave de treinamento avançado e ataque leve da Turquia.

Outro ponto interessante observado durante esta fase de testes, é que pela primeira vez que havia dois pilotos tripulando o Hürjet, marcando o inicio de mais uma fase das avaliações previstas pelo programa de testes, que nesta fase prevê avaliar o desempenho dos sistemas bipostos e emprego do pós-combustor.



Para que serve a Pós-Combustão?

O pós-combustor é conhecido como um sistema encontrado em alguns motores a jato de emprego militar de alto desempenho. Este sistema é utilizado para aumentar instantaneamente a velocidade da aeronave e possibilitar o aumento da manobrabilidade, tornando possível realizar manobras rápidas. Embora aumente o consumo de combustível, o pós-combustor é definido como um componente crítico para atender às necessidades repentinas de velocidade das aeronaves de combate, e fornecem uma importante capacidade de manobra, primordial para o combate ar-ar e mesmo para evasão de zonas hostis após surtidas de ataque ao solo.


Hürjet rumo aos testes de manobrabilidade em altas velocidades

Segundo o anúncio feito pela TAI, esta previsto que o Hürjet, inicie os testes de manobrabilidade após a conclusão dos testes de desempenho do pós-combustor. Os testes de manobrabilidade são preparados de acordo com vários cenários previstos para o emprego da aeronave. Os pilotos de testes desempenham um importante papel nesta fase, onde é realizada a calibração dos sistemas da aeronave e estabelecido o envelope de voo, para que ele possa ser empregado com eficiência e segurança em missões de treinamento avançado e ataque leve.


Hürjet a aeronave de treinamento avançado e ataque leve da Turquia


A nova aeronave do portfólio da TAI, que contou com a participação da brasileira Akaer no desenvolvimento de suas estruturas, emerge como uma interessante opção no mercado onde temos o Leonardo M346 e o KAI FA-50, propondo uma boa relação custo-benefício no treinamento avançado e missões de ataque leve e patrulha aérea de combate, provendo ao operador deste novo vetor um variado leque de capacidades e armamentos em uma única aeronave.

O Hürjet surgiu como uma resposta a necessidade turca de substituir suas vetustas aeronaves de treinamento avançado T-38, além de dotar a equipe de demonstração acrobática turca, a Türk Yıldızları, com uma nova aeronave em substituição aos F-5 utilizados em shows acrobáticos.

Partindo deste ponto, a TAI avançou no desenvolvimento da primeira aeronave supersônica desenvolvida na Turquia, a qual incorporou ao longo do programa novas capacidades. Além de prover a capacidade de treinamento avançado, realizando a transição de pilotos para operação de aeronaves de alto desempenho e demonstração acrobática, a TAI incorporou ao projeto a capacidade de cumprir missões de Apoio Aéreo Aproximado, Patrulha Aérea de Combate e prevê uma variante do Hürjet para emprego naval, sendo capaz de operar a partir do convoo no TCG Anadolu, o que o coloca como uma interessante opção para vários países que operam este tipo de navio com pista curta.


Segundo o cronograma da TAI que recebemos, a conclusão das atividades de certificação deve ocorrer ao final de 2025, quando a aeronave deve entrar finalmente em operação na Turquia.

O TAI Hürjet é uma interessante aeronave, a qual merece ser estudada pela Força Aérea Brasileira e a Marinha do Brasil, como potencial aeronave de treinamento avançado e ataque leve na FAB, e um potencial substituto aos veteranos AF-1 Skyhawk da Aviação Naval, principalmente se for capaz de operar a partir do NAM Atlântico, o que dependeria do nível de intervenções necessárias do navio para operar tal aeronave embarcada, como aparelho de parada, assistência para decolagem com skyjump e etc...


Especificações do Hürjet


  • Envergadura 9,5 m
  • Comprimento 13,6m
  • Altura 5,1m
  • Área da asa 35m²
  • Empuxo: 17.600 libras
  • Velocidade Máxima: Mach 1,4
  • Teto de serviço: 45.000 pés
  • Limite G: +8 G/-3 G
  • Autonomia: 2.222 km
  • Capacidade de carga: 2.721 kg


Por Angelo Nicolaci


GBN Defense - com informações da TAI e agências de notícias
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