segunda-feira, 17 de julho de 2023

Elbit Systems reforça presença em Marrocos

 


A israelense Elbit Systems fabricará sistemas de defesa para as forças armadas do Marrocos no país. Além disso, eles produzirão sistemas para países da África. A Elbit anunciou recentemente planos para abrir duas plantas industriais no Marrocos. Fontes indicam que uma das instalações pode estar localizada na região de Casablanca, embora essa informação não seja confirmada. Conforme relatado pelo "Defense Europe", o Marrocos está buscando uma gama mais diversificada de sistemas de armas israelenses.

Desde a assinatura dos Acordos de 2020, Marrocos tornou-se um cliente importante das indústrias de defesa israelenses. Segundo fontes, essa mudança é atribuída às tensões contínuas entre Marrocos e Argélia, apesar da mediação da ONU. A disputa gira em torno do status do Saara Ocidental, onde as reivindicações de soberania do Marrocos ganharam reconhecimento internacional.

Dada a necessidade de sistemas avançados de armas, as novas relações de Marrocos com Israel forneceram opções lucrativas para Rabat. Em fevereiro, Israel e Marrocos concluíram um acordo de US$ 500 milhões para o sistema de defesa aérea e antimísseis Barak MX, fabricado pela IAI. O Barak-MX é um sistema modular de defesa aérea projetado para enfrentar ameaças de mísseis e aeronaves. Atua tanto em plataformas marítimas quanto terrestres, pertencente à família de mísseis Barak.

O acordo com a Elbit Systems faz parte dos esforços do Marrocos para aumentar sua prontidão para possíveis conflitos com a vizinha Argélia. Após o acordo inicial, os marroquinos apresentaram uma longa lista de sistemas militares israelenses que desejam adquirir. Depois de comprar 150 drones eVTOL da empresa israelense Bluebird, o Marrocos agora está avaliando tipos adicionais de sistemas aéreos não tripulados fabricados em Israel.

Marrocos solicitou a Israel que forneça às suas forças armadas uma ampla gama de sistemas avançados de defesa, incluindo UAVs, radares, sistemas de comunicação e sistemas de alerta precoce. De acordo com fontes israelenses, o Marrocos agora está solicitando mais sistemas, incluindo capacidades ofensivas avançadas. A decisão da Elbit de estabelecer dois sites no país é uma resposta a essa demanda. Inicialmente, os sistemas serão montados nos próprios sites, com previsão de abrir linhas de produção futuramente.

A Elbit Systems não forneceu mais detalhes sobre sua atividade planejada no Marrocos, segundo fontes.

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger