sexta-feira, 28 de julho de 2023

Os dias dos Carros de Combate estão contados? A perspectiva turca e israelense.


Neste novo século, em especial a última década, temos acompanhado o aumento do nível de conflitabilidade no cenário mundial, desde o ataque as Torres Gêmeas, o mundo passou a experimentar a ameaça do conflito assimétrico e a introdução de novas armas e táticas no campo de batalhas, forçando a inúmeras mudanças nas cartilhas de emprego de tropas e meios blindados em especial. Além deste cenário que ganhou força no Oriente Médio e norte da África, onde vimos eclodir conflitos internos pela disputa do poder, tendo como atores principais entidades como o ISIS e outros grupos extremistas, há pouco mais de um ano, vimos um breve e surpreendente confronto entre a Armênia e o Azerbaijão, e voltamos a acompanhar um confronto entre estados-nações, com a invasão russa á Ucrânia. Esta que tem promovido inúmeras mudanças em conceitos táticos e de empregos de meios, com uma forte atuação das tecnologias remotamente controladas, as quais tem se mostrado um meio eficiente e letal no moderno campo de batalha.


Um dos pontos mais relevantes nesta análise, tem sido o papel e a importância dos carros de combate no ambiente de operação moderno, levantando inúmeras questões sobre o seu emprego e táticas frente a crescente ameaça representada hoje não apenas pelo uso de Granadas Propelidas por Foguete (RPG) e Míssil Guiado Antitanque (ATGM), os quais exigem pouco preparo de seus operadores, e tem feito verdadeiros estragos nas forças terrestres de ambos os lados no conflito, mas o crescente emprego de sistemas remotamente pilotados, os quais podem permanecer ocultos no ar em espera por alvos por um longo período, contando com um alto índice de sucesso em seus ataques.


Hoje os "Drones kamikazes", e/ou "loitering munition", são uma real ameaça contra os carros de combate e viaturas blindadas em geral. Taus capacidades em espiral crescente, levam mais uma vez ao conceito "Veneno - Antídoto", uma vez que as armaduras passivas tradicionais tornaram-se inadequadas para proteger os carros e combate no cenário moderno, portanto, tomar novos tipos de medidas torna-se uma necessidade urgente.

Diferente da opinião de alguns leigos que questionam o papel dos carros de combate no moderno teatro de operações, com alguns alegando ter chegado ao fim a era dos carros de combate, o que eu afirmo estar ainda muito longe de chegar ao fim. Porém, é clara a urgência de novas soluções ativas para atender a essa demanda.


Neste campo, os israelenses e turcos, tem conquistado destaque na concepção de soluções para ampliar a capacidade de sobrevivência dos carros de combate frente as novas ameaças. Neste campo destaco o APS Trophy, desenvolvido pela israelense Rafael, e o qual tem conquistado uma grande fatia desse nicho, sendo integrado em blindados de diversas nacionalidades.

O Trophy protege contra uma ampla variedade de ameaças antitanque, ao mesmo tempo em que maximiza a capacidade do veículo de identificar a localização do inimigo para as tripulações e formações de combate, proporcionando assim maior capacidade de sobrevivência e manobrabilidade em todos os teatros de combate.


Hoje o Trophy é adotado não apenas pelos carros de combate israelenses, mas também pelos alemães e seus Leopard 2A7, os norte americanos e seus M1A1/A2 Abrams e mais recentemente foi aprovado nas avaliações para ser integrado ao britânico Challenger 3.


Os turcos e sua emergente indústria de defesa, tem investido pesado em soluções contra as novas ameaças, seja através de sistemas ativos de proteção, quer seja com novos conceitos de defesa aérea. A turca Aselsan começou a trabalhar em tecnologias de proteção ativa e desenvolveu os sistemas de proteção ativa Pulat e Akkor. O Pulat foi desenvolvido em um período de tempo muito curto com um grande esforço, qualificado por testes contra centenas de RPGs e ATGMs. O Pulat, um dos poucos Sistemas de Proteção Ativa usados ​​operacionalmente no mundo, aumentou a capacidade de sobrevivência dos carros de combate turcos.


A Aselsan tem se destacado no cenário mundial, recentemente conquistando o contrato de modernização dos carros de combate Leopard 2A4 chilenos, e no campo de APS, vem ampliando o domínio de tecnologias de proteção ativa.

O APS Akkor, foi desenvolvido para cobrir vários requisitos definidos para os novos carros de combate turcos, como o Altay. As primeiras unidades do Akkor estão sendo entregues às Forças Armadas turcas junto com os protótipos do MBT Altay e estão atualmente em testes de campo.


A Turquia tem despontado como um celeiro de soluções em defesa de nível mundial, desenvolvendo e produzindo soluções inovadoras e com tecnologia própria, criando produtos usados ​​operacionalmente com sucesso nos recentes conflitos, seja em terra ou no ar, a indústria turca tem se destacado e emerge como uma opção viável e com qualidade, capaz de fornecer soluções e tecnologia de ponta no mesmo nível que os players europeus e norte americanos.


Por Angelo NICOLACI


GBN Defense - A informação começa aqui 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger