segunda-feira, 3 de julho de 2023

Ucranianos criticam fragilidade do VBR AMX-10 francês

 


Ucranianos criticam os Veículos Blindados de Reconhecimento AMX-10 entregues pela França à Ucrânia neste ano. Segundo declarações de comandantes que operam o blindado no conflito contra as forças invasoras da Rússia, o AMX-10 não tem um bom desempenho, somado a espessura da blindagem do veículo que é bastante fina.

O comandante de um batalhão da 37ª Brigada de Infantaria de Fuzileiros Navais da Ucrânia, descreveu suas observações no campo de batalha durante a implantação do VBR AMX-10 de fabricação francesa na região de Donetsk.

“Eles são usados ​​para apoio de fogo por causa de sua blindagem leve. Possui boas armas, um bom sistema ótico. Mas, infelizmente, sua blindagem leve os torna inadequados para operar no contra-ataque.” disse.

Em janeiro, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou o envio de 40  VBR AMX-10 em apoio as tropas da Ucrânia, e após 4 meses, o primeiro AMX,-10 já estava operando no campo de batalha. 

Porém, as características da viatura não se mostram adequadas para o emprego no cenário de conflitos de alta intensidade, como é o caso ucraniano. O emprego de artilharia pesada pelos russos, tem representado um desafio para as forças ucranianas, em especial para as tripulações do AMX-10, que devido a sua blindagem leve, acabam em grande desvantagem, com relatos de viaturas destruídas apenas pelos estilhaços da explosão das munições de 152mm disparadas pela artilharia russa. 

Segundo um dos relatos, um VBR AMX-10 foi destruído, matando sua tripulação de 4 homens, após ser atingido por estilhaços de um obus de 152mm que caiu próximo a eles. O oficial ucraniano disse: “Uma explosão próxima ao veículo, projetou estilhaços que perfuraram a blindagem e a munição do veículo explodiu. Infelizmente, a tripulação de quatro homens não teve tempo de abandonar a viatura e eles morreram no veículo blindado”. disse.

Os ucranianos também alegam que o AMX-10 é bastante problemático em termos de transmissão. Os veículos têm dificuldade em transpor estradas de terra lamacenta. “Mandar esses veículos para um ataque, é o mesmo que mandar para destruição, é inútil, principalmente porque é um risco enorme para a tripulação”, disse um oficial.

Ele acrescentou que o AMX-10 não foi projetado para "lutar contra carros de combate fortemente armados", apontando que sua blindagem também é muito fraca para lidar com "todas as armas antitanque no campo de batalha moderno".

Segundo algumas fontes, os AMX-10 começaram a ser retirados da retaguarda devido ao alto risco de contra-ataque. Afirma-se que as brigadas que utilizam o AMX-10 passarão a utilizar os veículos em missões de reconhecimento adequadas as características da viatura. O que força os ucranianos a exigir mais de seus carros de combate principais.


GBN Defense - A informação começa aqui

Com agências de notícias 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger