quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Ucrânia e Ásia impulsionaram um aumento de 50% nas vendas de armas no ano fiscal de 2022

 


A Agência de Cooperação em Segurança da Defesa registrou no ano passado um aumento substancial nas vendas de armas que administra, incluindo armas compradas diretamente por nações parceiras com seus próprios fundos e vendas financiadas por meio do programa de Financiamento Militar Estrangeiro (FMS).

As vendas totais de armas no ano fiscal de 2022, cerca de US$ 52 bilhões, ultrapassaram os US$ 34,81 bilhões do ano fiscal de 2021 em quase 50%.

James A. Hursch, diretor da DSCA, citou fatores como o declínio dos efeitos da pandemia de COVID-19, a invasão russa da Ucrânia e as preocupações com a crescente influência da China no Pacífico como possíveis razões para o aumento das vendas.

"Talvez o mais importante, atribuímos isso ao entendimento entre nossos parceiros e aliados de que estamos de volta a uma era de grande disputa de poder", disse Hursch. "Eles veem o que aconteceu na Ucrânia. Os países da Europa Central, por exemplo, estão procurando obter algumas das mesmas capacidades que funcionaram bem para o exército ucraniano e aumentar suas próprias capacidades de dissuasão."

No Pacífico, aliados e parceiros estão preocupados com o crescente domínio da China. "Os aliados estão olhando para a China e as situações com a China na Ásia e pensando que precisam aumentar suas capacidades", disse ele.

O aumento do ano passado também pode ser atribuído a parceiros existentes que agora optam por comprar equipamentos mais caros, disse Hursch.

"À medida que continuamos a melhorar nossos equipamentos, eles tendem a ficar mais caros. Comprar um sistema HIMARS, por exemplo, sai mais caro do que comprar um obus", disse ele, referindo-se ao High Mobility Artillery Rocket System. "E esse é o tipo de atualização que vários de nossos aliados e parceiros estão procurando fazer."


Embora grandes compras de equipamentos sejam responsáveis ​​por grande parte do aumento do ano passado, isso também pode ser atribuído em parte a alguns dos programas menos dispendiosos da DSCA, que ajudam as nações parceiras a desenvolver capacidade institucional, disse ele.

“Fazemos coisas como garantir que eles tenham a capacidade de fazer vigilância costeira ou marítima”, disse ele. "Trabalhamos com países que estão trabalhando para construir sua própria vigilância do espaço aéreo."

Para ajudar nessa capacitação, Hursch disse que a DSCA enviou no ano passado 42 assessores de defesa para 23 países diferentes por meio do programa de Assessores do Ministério da Defesa da DSCA.

“São pessoas que estão realmente inseridas em governos estrangeiros para fornecer conselhos aos países, que podem ser sobre suas compras, mas também podem ajudar a estabelecer uma estratégia de segurança nacional”, disse ele.

Nos próximos anos, disse Hursch, ele espera ver aumentos contínuos nas vendas de armas, mas também disse que seria difícil prever quanto. Um fator contribuinte que, segundo ele, o deixa confiante no aumento das vendas é que muitos aliados se comprometeram publicamente a gastar mais em sua própria defesa.

"Quando você olha para nossos aliados e parceiros, muitos deles aumentaram seus orçamentos de defesa nos últimos anos, ou no ano passado, em resposta ao que aconteceu na Ucrânia", disse ele. "Acho que continuaremos a ver fortes sinais de demanda por causa disso... É um pouco difícil dizer exatamente quanto será o aumento, mas acho que será pelo menos tão forte quanto este ano e provavelmente um pouco maior. "

Além disso, uma possibilidade de aumentar as vendas no futuro, disse Hursch, é que aliados e parceiros na Europa Oriental possam estar interessados ​​em fornecer seus próprios equipamentos da era soviética para a Ucrânia e, então, estariam interessados ​​em comprar equipamentos de reposição dos EUA para preencher suas próprias lacunas e ampliar capacidades.

"Tivemos essas conversas", disse ele. "Na verdade, no orçamento do FMS no ano passado, o Departamento de Estado tinha uma certa quantia de dinheiro que foi doada para ajudar a substituir os sistemas da era soviética que poderiam ter sido doados à Ucrânia e para ajudá-los a comprar sistemas ocidentais no futuro. Então, houve algumas dessas conversas."

Entre 24 de fevereiro de 2022, a invasão russa da Ucrânia e o final do ano fiscal de 22, os EUA se comprometeram a mais de US$ 14,9 bilhões em assistência de segurança à Ucrânia por meio da retirada presidencial e da Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia.

Uma retirada presidencial permite que o presidente, em certas circunstâncias, retire armas, munições e materiais existentes dos estoques militares dos EUA e forneça-os a outras nações. O apoio da USAI difere daquele fornecido como parte da retirada presidencial, pois usa o dinheiro apropriado pelo Congresso para comprar novos equipamentos para a Ucrânia, em vez de limitar-se a retirar do estoque militar existente.

A DSCA estava envolvida em ajudar os EUA a cumprir esses dois tipos de compromissos com a Ucrânia, disse Hursch.

“Todas essas ordens de execução da autoridade de retirada presidencial, dizendo aos departamentos e serviços militares para realmente fazer isso, são feitas pela DSCA”, disse Hursch. "E estamos intimamente envolvidos... trabalhando com os sinais de demanda que vêm do teatro de operações e do Comando Europeu dos EUA, trabalhando para moldar e reunir os pacotes de retiradas presidenciais e coordenar isso dentro do governo e do departamento dos EUA. "

A DSCA, disse Hursch, também estava envolvida em várias parcelas do fornecimento de apoio da USAI à Ucrânia.


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