sábado, 21 de janeiro de 2023

Desenvolvimento do MC-X ganha 3,5 bilhões dos EAU e se torna um forte concorrente do KC-390


Surge no horizonte um novo cargueiro que promete esquentar a disputa pelo nicho hoje concorrido entre o brasileiro KC-390 e o norte americano C-130 Hércules, as pretensões do projeto sul-coreano MC-X, ganharam força após a Coréia do Sul e os Emirados Árabes Unidos (EAU), assinarem uma série de memorandos de entendimento (MoU) sobre cooperação industrial, incluindo o desenvolvimento conjunto de um novo cargueiro multimissão de última geração, em desenvolvimento pela coreana KAI.

No âmbito dos acordos firmados entre Coréia do Sul e EAU, esta a injeção de 3,5 bilhões de dólares no desenvolvimento da nova aeronave, o que garante que o MC-X deixe de ser uma "aeronave de papel", para ganhar os céus dentro de alguns anos.


A força aérea sul-coreana está atualmente procurando substituir sua frota de aviões de carga, composta principalmente pelo Lockheed C-130H/J e CASA CN-235.

O projeto MC-X (Multi-mission Cargo Experimental), desenvolvido pela KAI, apresenta uma configuração muito similar a que encontramos no KC-390, tratando-se de uma aeronave militar multifuncional de transporte que pretende substituir os vetustos C-130 Hercules e CN-235 da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF), além de disputar o mercado internacional, o qual prevê uma grande demanda com o envelhecimento da frota mundial de C-130.  

De acordo com as características divulgadas, a aeronave terá cerca de 40,3 m de comprimento, 13,5 m de altura e 41,1 m de largura, com peso máximo de decolagem de 92.000 kg e capacidade de carga de até 30.000 kg. Ele será equipado com motores turbofan que devem oferecer uma velocidade máxima de 926 km/h e um alcance de cruzeiro de 7.000 km.



Segundo o cronograma inicial, a fase de desenvolvimento deve demandar entre 7 e 8 anos, com a previsão  de iniciar sua produção em série entre 2031 e 2032.

A Embraer firmou uma série de Memorandos de Entendimento (MoU) com as empresas ASTG (Aerospace Technology of Global), EMK (EM Korea Co.) e Kencoa Aerospace , com sede na Coreia do Sul, com objetivo que as empresas comecem a fornecer componentes para o KC-390 Millennium, que participa do programa Large Transport Aircraft (LTA II) da ROKAF.

A agência de Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) do governo sul-coreano lançou o programa LTA II em março de 2022, esperando contar com a participação da Airbus (A400M), Lockheed Martin (C-130J) e Embraer, com o KC-390, porém, o investimento dos EAU colocam o MC-X como favorito para levar o contrato.

Além dos Emirados Árabes, a KAI esta de olho no potencial do mercado asiático, e pretende oferecer sua nova aeronave a Índia, Indonésia e Filipinas, concorrendo com KC-390 da Embraer na região, onde a brasileira já está negociando com a Índia.


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3 comentários:

  1. Só imagino um pedido de 450 un. Embraer, teria condições de cumprir?

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    1. Aeronave não é carro, aliás, muitas vezes nem carro tem pronta entrega

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  2. Quem dera houvesse uma encomenda dessas proporções....

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