quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Conselho de Segurança abre sessões de 2023 destacando Síria e Oriente Médio

O Conselho de Segurança destaca a Situação no Oriente Médio no início de debates no primeiro mês do ano.



Nesta quinta-feira (5), acontece a apresentação do informe trimestral, incluindo a questão palestina. O coordenador especial para o Processo de Paz na região, Tor Wennesland, será um dos oradores juntamente o secretário-geral adjunto para o Oriente Médio, Ásia e Pacífico, Khaled Khiari.

O dia foca em questões sobre a Síria, que durante o período de presidência do Japão terá reuniões sobre os campos político, humanitário e o tema das armas químicas no país do Oriente Médio.

Ainda relação à região, o Conselho debaterá a situação do Iêmen em reuniões aberta e fechadas. Altos representantes da ONU prestarão informes aos 15 Estados-membros do órgão sobre questões políticas e assuntos humanitários.

Janeiro juntará autoridades de países e das Nações Unidas para debater o tema Promoção e o reforço do Estado de direito na manutenção da paz e segurança internacionais: o Estado de direito entre as nações.

O órgão também se propõe a discutir o tópico “Investir nas pessoas para aumentar a resiliência contra desafios complexos”. Este tema faz parte da consolidação e manutenção da paz.

Nas questões africanas, o Conselho de Segurança analisa este mês as ações da ONU na África Ocidental e no Sahel. O órgão deverá deliberar ainda sobre o mandato do escritório regional da organização, que expira em 31 de janeiro.

O Conselho receberá uma atualização semestral sobre as atividades do Tribunal Penal Internacional, TPI, relacionadas à região de Darfur pelo Promotor Karim Asad Ahmad Khan.

A atuação da Missão da ONU no Mali, Minusma, será outro tema africano em cima da mesa do Conselho de Segurança.

O Conselho deverá decidir sobre o mandato da Força de Manutenção da Paz das Nações Unidas em Chipre, que termina ainda neste mês. Ainda em relação à Europa, deve haver reuniões sobre a situação na Ucrânia sobre a evolução no terreno.

Quanto às Américas, janeiro terá uma reunião trimestral sobre a Colômbia. Um projeto de resolução sobre o mandato da Missão de Verificação da ONU e a questão do Haiti serão temas de encontros abertos e em portas fechadas.

Os 15 Estados-membros devem abordar ainda ações do Centro Regional da ONU para Diplomacia Preventiva para a Ásia Central. Sobre a região a agenda inclui discussões sobre o Afeganistão, a Coreia do Norte e o território de Nagorno-Karabach, de maioria armênia e internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão.


Fonte ONU


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger