sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Estreia europeia: caças, helicópteros e drones conectados realizam missão de demonstração


Na primeira demonstração de voo em conjunto entre aeronaves tripuladas e não tripuladas em grande escala da Europa, liderada pela Airbus, dois caças, um helicóptero e cinco remote carriers (Drones) se uniram e ajudaram a livrar o mundo de um senhor da guerra fictício. Esta demonstração de voo multidomínio abre caminho para o Future Combat Air System (FCAS).

Tudo tem que acontecer rápido agora. Dois caças aliados são implantados e o sucesso de toda a missão depende deles. Pois apenas se eles eliminarem a defesa aérea terrestre do senhor da guerra rebelde, a equipe de operações especiais poderá ser infiltrada de helicóptero, capturá-los e levá-los a um tribunal internacional.

As apostas são altas, mas as chances estão a favor das forças aliadas: as tripulações dos caças têm um forte apoio ao seu lado, cinco drones, os chamados  remote carriers (RCs), voando à frente, penetrando no espaço aéreo inimigo e usando seus sensores para detectar e marcar as posições dos SAM. As tripulações dos caças então eliminam as defesas aéreas hostis - com precisão e sem nenhum dano colateral.


Parece ficção científica? De jeito nenhum. Porque uma equipe de especialistas da Airbus, da Bundeswehr, das Forças de Defesa da Finlândia, da MBDA Germany, do provedor de links de dados de rede Patria, da startup de tecnologia de missão e autonomia HAT.tec e do provedor de sistemas de lançamento de drones Robonic, fizeram exatamente isso. "Com nosso Multi-Domain Flight Demo, ou MDFD, demonstramos pela primeira vez na Europa como os recursos e funcionalidades de equipes tripuladas e não tripuladas com até dez ativos conectados funcionam em um cenário inspirado na vida real e em condições quase operacionais", explica Jean-Brice Dumont, Chefe de Sistemas Aéreos Militares da Airbus.


Na demonstração, um Learjet 35 da subsidiária da Airbus GFD atuou como um caça substituto, com a tripulação a bordo comandando os 
remote carriers (cinco drones Airbus Do-DT25 modificados). Dois deles foram equipados com sensores ESM (Electronic Support Measures) da MBDA para detectar as posições dos mísseis terra-ar do senhor da guerra fictício. Os três RCs restantes foram equipados com câmeras Electro Optical (EO) que registraram e confirmaram visualmente as localizações das defesas aéreas. Todos os ativos foram conectados por um link de dados da rede Patria. Além disso, um caça simulado atuando como uma aeronave de comando e controle era visível nas telas da tenda de visitantes onde os representantes contratados das forças armadas alemãs e finlandesas acompanharam a demonstração. 

Enquanto a defesa aérea foi eliminada, as tropas terrestres solicitaram apoio aéreo aproximado por meio de um JTAC para ajudá-los a extrair o senhor da guerra fictício. Um helicóptero Airbus H145M respondeu imediatamente, ajudando a equipe a cumprir sua missão. Paralelamente, o H145M se uniu a um dos EO RCs, vigiando os arredores e fornecendo às forças especiais dados de reconhecimento. A tripulação do helicóptero comandava o Do-DT25 diretamente do cockpit enquanto o fluxo de vídeo do RC era transferido diretamente para o H145M. O JTAC, localizado próximo às tropas, coordenou o ataque por notificação digital de emergência (pedido de 9 linhas) ao helicóptero e assumiu parcialmente o comando e controle de um EO RC para avaliar finalmente o sucesso da operação.



Ativo vital do Sistema Aéreo de Combate do Futuro 

"A demonstração foi um grande sucesso - o cenário correu de acordo com o planejado, com as funcionalidades funcionando conforme o planejado", explica o gerente de projeto da Airbus, Thomas Gottmann. O MDFD concluiu a segunda fase do chamado projeto Demonstrador FCAS MUM-T (Future Combat Air System Manned-Unmanned-Teaming), financiado pela agência de compras alemã BAAINBw. Agora o projeto entrará na Fase III, que levará ao amadurecimento das capacidades existentes e ao desenvolvimento de novas para permitir operações iniciais na década de 2030 com aeronaves de combate existentes e porta-aviões remotos desenvolvidos até então. Um contrato inicial para o avanço acaba de ser assinado entre a Airbus e a BAAINBw, bem como entre a MBDA e a BAAINBw. 

Drones com diferentes tamanhos e capacidades são ativos vitais do FCAS, onde operarão em equipe com a nova geração de aeronaves tripuladas e o Eurofighter, conectados a uma rede de combate cibernética em nuvem. Operando sob o comando de um caça tripulado, os RCs fornecem melhor proteção aos pilotos, ao mesmo tempo em que aprimoram o envelope operacional e a capacidade de agir em situações de risco. “A condução de tais compromissos colaborativos exigirá altos níveis de autonomia com apenas pouco controle humano direto e indireto”, explica Gottman

“O MDFD é mais um exemplo de como ultrapassamos fronteiras e desbravamos tecnologias para que nossos clientes possam cumprir sua missão: salvar vidas e garantir um futuro melhor para todos nós”, acrescenta Jean-Brice Dumont. Na demonstração, isso definitivamente funcionou, pois o senhor da guerra fictício não é mais uma ameaça para o mundo.

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