sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Iraque realiza ataques aéreos contra alvos do EI na Síria

O primeiro-ministro iraquiano disse que ordenou que os militares realizassem ataques aéreos contra alvos do Estado Islâmico em território sírio. Os bombardeios ocorrem em resposta aos recentes ataques em Bagdá, acrescentou.
"Estamos determinados a perseguir o terrorismo que tenta matar nossos filhos e cidadãos onde quer que seja encontrado, por isso demos ordens ao comando da Força Aérea para atacar posições do Estado Islâmico em Hosaiba e Albu Kamal dentro do território sírio, como eles foram responsáveis ​​pelos recentes ataques em Bagdá " , disse Haider al-Abbadi em um comunicado .

"Os heróis do céu executaram a operação e responderam aos terroristas com incrível sucesso".

O EI reivindicou a responsabilidade por um ataque que ocorreu em 16 de fevereiro no sul de Bagdá, quando a explosão de um carro-bomba devastou a área, matando pelo menos 45 pessoas e ferindo outras dezenas.

Albu Kamal foi alvo da coalizão liderada pelos EUA no início desta semana. Na quinta-feira (23), três ataques contra uma unidade do EI também destruíram quatro laboratórios de refinamento de petróleo e um veículo.

Mais tarde, um comandante militar iraquiano confirmou que os ataques aéreos "foram bem sucedidos", acrescentando que eles envolveram aviões de combate F-16 da Força Aérea Iraquiana.

Um alto funcionário de segurança disse à Reuters que " os ataques atingiram a sede do Estado Islâmico usada para fazer carros-bombas em Albu Kamal ... depois que a inteligência iraquiana recebeu informações de suas fontes dentro da Síria".

Enquanto isso, os ataques aéreos iraquianos foram conduzidos "em total coordenação" com o governo sírio, disse à agência de notícias uma fonte próxima ao ministério de relações exteriores da Síria. A fonte optou por não elaborar sobre a questão.

Mais tarde, outra fonte do Ministério das Relações Exteriores confirmou a coordenação dos ataques aéreos ao jornal do governo sírio Al Watan.

Mais tarde, a emissora libanesa Al-Mayadeen informou que os ataques aéreos iraquianos demonstraram "cooperação de alto nível entre agências de inteligência de dois países". O relatório diz que os ataques aéreos desta sexta-feira (24) foram ordenados depois que um comboio transportando comandantes do EI foi avistado na área, acrescentando que mais ataques coordenados são muito prováveis ​​acontecer no futuro.

GBN seu canal de informações e notícias
com agências
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger