quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Irã confirma teste de míssil denunciado pelos EUA

O ministro da Defesa iraniano, o general Hossein Dehghan, confirmou um teste de míssil, denunciado pelos Estados Unidos, e afirmou que não constitui uma violação do acordo nuclear, informou nesta quarta-feira a agência Isna.
"Esta ação não está em contradição com o acordo nuclear, nem com a resolução 2231" que o ratificou, declarou Dehghan, acrescentando que o teste ocorreu no âmbito "do prosseguimento no programa defensivo" do Irã.
A resolução 2231 pede ao Irã que não realize qualquer atividade vinculada a mísseis balísticos capazes de transportar uma ogiva nuclear.
O Irã sempre afirmou que seus mísseis são são concebidos para levar armas nucleares.
"Temos um programa para produzir equipamentos defensivos dentro de nossos interesses nacionais e ninguém pode influenciar nossa decisão", acrescentou.
A nova embaixadora americana ante a ONU, Nikki Haley, declarou na véspera que o teste de mísseis balísticos de médio alcance realizado pelo Irã no último fim de semana é algo "absolutamente inaceitável".
"Podemos confirmar que o Irã realizou um teste de mísseis de médio alcance no domingo, 29 de janeiro. É totalmente inaceitável", declarou a representante americana à imprensa, após uma sessão a portas fechadas do Conselho de Segurança da ONU a respeito do tema.
Haley criticou a afirmação do Irã de que esse teste não viola as resoluções da ONU, porque os mísseis testados são unicamente para fins de defesa e não são projetados para transportar ogivas nucleares.
"Teerã sabe que não deve fazer testes de mísseis balísticos", disse Haley.
O míssil lançado no domingo é capaz de levar uma carga útil de 500 kg e tinha um alcance de 300 km, descreveu a embaixadora.
"É mais do que suficiente para ter capacidade de transportar uma arma nuclear", completou Haley, acrescentando que "os Estados Unidos não são ingênuos".
Na terça-feira sem mencionar ou confirmar o teste, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohamad Javad Zarif, havia alertado os Estados Unidos para que não criar "novas tensões" por causa do programa de mísseis balísticos do Irã.
"Esperamos que a questão do programa de defesa do Irã [...] não seja utilizada como um pretexto" pela nova administração americana para "provocar novas tensões tensões", declarou Zarif.
A União Europeia também expressou sua preocupação quanto ao programa de mísseis iraniano e pediu que Teerã não "aprofunde as desconfianças" realizando testes balísticos, como os denunciados na segunda-feira pelos Estados Unidos.
Os 28 pedem ao Irã "que se abstenha de realizar atividades que aprofundem a desconfiança, como testes de mísseis balísticos", afirmo uma porta-voz da diplomacia europeia.
Além dos Estados Unidos, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, denunciou o lançamento de um míssil balístico iraniano informou que trataria deste assunto com o presidente americano, Donald Trump, no encontro previsto para acontecer em 15 de fevereiro em Washington.
"O Irã lançou de novo um míssil balístico", anunciou Netanyahu em sua página no Facebook, o que constitui - segundo ele - "uma flagrante violação da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas".
Em função da denúncia, o Conselho de Segurança da ONU realizou uma reunião de emergência na terça para discutir a questão.
A reunião foi convocada pelos Estados Unidos depois de o embaixador de Israel na ONU ter pedido uma ação do Conselho a respeito da ocorrência.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger