quarta-feira, 13 de julho de 2011

Conheça o AASM - Uma das garras do Rafale


O AASM é uma nova arma de precisão ar-terra desenvolvida e produzida pela Sagem, empresa do Grupo Safran da França, compreende um kit de guiagem e um kit para extensão do alcance que transformam uma bomba convencional numa inteligente arma ar-terra. Este sistema é agora comercializado pela MBDA após um acordo assinado entre as duas organizações em maio de 2008. Este acordo também abre caminho para uma cooperação no futuro desenvolvimento do sistema.

Entre as características dessa nova arma que já foi testada em combate real na Líbia, onde inclusive foi responsável pelo abate de uma aeronave líbia, lançada por um Dassault Rafale. Demonstra extrema precisão e capacidade de operar sob qualquer condição climática, fora de alcance (stand-off), com emprego multipropósito. Versátil, desde os ataques em profundidade pré-planificados até o suporte aéreo aproximado em áreas urbanas.

O sistema AASM é constituído por 2 kits que equipam o corpo da bomba:

- Um kit de guiagem, incluindo equipamento eletrônico e lemes aerodinâmicos fixados na frente do corpo da bomba.

- Um kit de extensão do alcance, fixado na parte traseira do corpo da bomba, contendo um propulsor de foguete e uma unidade aerodinâmica que aumenta a elevação e permite o disparo à distância.



O AASM tem a opção de dois tipos de guiagem:


* GPS/inercial

* GPS/inercial/imagem infravermelha.

Ambas as versões podem ser lançadas de uma distância “fora do alcance”, mesmo a baixas altitudes.

Esta nova arma em serviço atualmente com os Rafales franceses, foi concebida para utilizar bombas penetrantes ou de uso geral de 250 kg (Mk-82, BLU111, CBEMS “BANG”), ou outros corpos de bomba de 125 kg a 1000 kg. Compatível com as interfaces MIL-STD-1553/1760 e com o espaçamento dos suportes de suspensão do padrão OTAN. Possui se ângulo de impacto controlado para otimizar o efeito sobre o alvo, conceito de “Manutenção Zero”.






Alcance: excedendo 50 km para o lançamento a alta altitude e 15 km para lançamento a baixa altitude

Precisão: Métrica (versão GPS/inercial/IR)

O AASM já está em serviço nas forças francesas na Libia. Ainda havendo uma terceira variante de kit de guiagem, GPS/inercial/laser em fase de desenvolvimento, para oferecer a capacidade de atingir alvos móveis.

Angelo D. Nicolaci
GeoPolítica Brasil


Informações Técnicas enviadas pela MBDA
Share this article :

1 comentários:

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger