terça-feira, 26 de julho de 2011

Ação da Otan na Líbia está em "ponto morto", diz chefe militar americano


O chefe das Forças Armadas dos Estados Unidos, Mike Mullen, reconheceu nesta segunda-feira que a campanha da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Líbia está em "ponto morto", mas confia que sua estratégia conseguirá derrubar o ditador Muammar Gaddafi.

"Estamos, em geral, em ponto morto", disse Mullen em coletiva de imprensa em Washington, anunciada como a última que dará antes de se aposentar.

Os insurgentes líbios estiveram lutando contra o regime de Gaddafi desde meados de fevereiro, e sem conseguir a saída do líder, a Otan interveio com bombardeios aéreos, que neste sábado arremeteram contra seu complexo habitacional e contra um de seus centros de comando militar.

Fazendo referência aos bombardeios aéreos, Mullen disse que a Otan "reduziu drasticamente suas forças", apesar de "exercer uma pressão suplementar".

"Penso que, no longo prazo, esta estratégia funcionará (para) tirar Kadhafi do poder", disse Mullen.

As tropas fiéis ao líder líbio que atacaram neste domingo a aldeia desértica de Gualish (oeste) e bombardearam a região retrocederam diante do contrataque dos rebeldes e dos sobrevoos da Otan, segundo um repórter da AFP.

Os insurgentes tomaram Gualish neste mês e planejam usar a aldeia como trampolim para a capital, Trípoli.

Fonte: France Presse
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger