segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SAAB realiza com sucesso integração em Gripen C da SAAF


SAAB tem realizado com êxito os voos de teste de integração do POD de reconhecimento digital (DJRP) da Thales e um Gripen C da Força Aérea Sul-Africana (SAAF). O vôo número 16 usando um dos quatro POD’s disponibilizados para os testes de integração a ser realizada pela SAAB em sua fábrica em Linköping na Suécia, teria um custo não revelado.

O fabricante sueco em comunicado diz que o DJRP completou os testes de integração em bancada na sua fábrica em junho deste ano e está atualmente concluindo os testes de integração na aeronave real. O casulo de reconhecimento será entregue á SAAF após a fase de integração ser concluída no próximo ano.

"Estamos avançados em relação as nossas armas e programa de integração para o Gripen", diz o piloto de teste Gripen Johan Sjöstrand. "As capacidades do Gripen e a facilidade na integração de sensores e armas estão superando todas as nossas expectativas. É uma plataforma verdadeiramente notável para trabalhar e voar. Não vemos limites e limitações para essa aeronave, estamos ansiosos para continuar nossa cooperação com nossos clientes para manter o Gripen na vanguarda da tecnologia ", acrescentou.

Christian Lamoureux CEO da Thales África do Sul disse em setembro: "estamos orgulhosos deste marco importante na nossa relação de longa data com a SAAF." Geraint Lloyd diretor de marketing e vendas da Thales Optronics em um comunicado à imprensa divulgado na Africa Aerospace & Defence 2010, descreve o DJRP como "um sensor de reconhecimento por encomenda, com área de cobertura de faixa larga". O DJRP é projetado para ser integrado em aviões de caça e capturar imagens de alta resolução do campo de batalha. As imagens digitais do POD são depois exploradas pelos analistas de imagem no solo, para avaliar que decisões táticas precisam ser tomadas.

O acordo abrange os POD’s e equipamentos relacionados a exploração de imagens, também tem o potencial para futuras atualizações, tais como a adição de uma função de transferência de dados em tempo real, Lloyd acrescentou. Mas o programa pode ser mais longo do que a declaração de setembro sugeriu. Jornalistas foram a demonstração de capacidades da SAAF no início do mês, foram agraciados com uma fotografia em preto-e-branco impressas no local da multidão que assistia ao espetáculo, baixado pelo datalink de um Gripen em passagem.

O Flightglobal informou que a Thales Optronics venceu a concorrência com o Reccelite da Rafael para equipar o sueco Gripen. A seleção representa uma continuação do sucesso de Thales.

Pesando cerca de 250kg, o DJRP já foi integrado aos Harrier GR7, Panavia Tornado GR4 e com o BAE Hawk's de treinamento avançado do Reino Unido. Com o inventário da SAAF, incluindo 24 Hawk’s, Lloyd diz que o pod de reconhecimento dá "capacidade multipla", um fator significativo na sua seleção para o serviço.

A África do Sul encomendou 17 caças Gripen C e nove Gripen D, o último a variante biplace. Todos os "D" e 6 “C” foram entregues, um total de 15 aeronaves. 16 aviões,com o Gripen usado para os voos de teste de integração a ser entregue.

Fonte: DefenseWeb
Tradução: Angelo D. Nicolaci
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