sábado, 11 de setembro de 2010

Amorim: Mercosul e Unasul podem ser 'mais efetivos' que OEA


O chanceler brasileiro Celso Amorim afirmou neste sábado à AFP que o Mercosul e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) podem ser "mais efetivos" do que a OEA na mediação de boas relações entre os países da América do Sul.

"A OEA tem seu papel, porque muitos países que não fazem parte da Unasul e do Mercosul, como os países da América Central e do Norte e os Estados Unidos, e também porque tem uma organização jurídica mais acabada, o que em alguns casos pode ser necessário", disse Amorim, que participa de uma conferência de segurança internacional do International Institute for Strategic Studies (IISS) em Genebra, na Suíça.

"Acho que para o exercício de bons ofícios entre os países sul-americanos, a Unasul ou o Mercosul, dependendo do caso, podem ser mais efetivos", defendeu o chanceler brasileiro.

"Unasul e Mercosul são totalmente complementares", destacou.

Sobre a Unasul, a união de 12 países da América do Sul, Amorim disse "já ter se provado muito eficaz, agindo discretamente algumas vezes, como nas tensões entre Colômbia e Venezuela, quando o (ex) presidente argentino Néstor Kirchner participou da reunião".

"A própria chanceler da Colômbia agradeceu ao presidente Lula e à Unasul", lembrou.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger